Show simple item record

dc.contributor.advisorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.contributor.authorMarques, Debora Idalgo Paimpt_BR
dc.date.accessioned2017-08-23T02:32:18Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165658pt_BR
dc.description.abstractO mercado global do vestuário, paulatinamente, se organiza no sentido de separar, geograficamente, a produção do consumo, nesse sentido marcas mundialmente reconhecidas e grandes empresas varejistas se expandiram através dos benefícios da economia em escala. Isso faz com que várias micro e pequenas empresas do setor tenham que repensar suas identidades de marca. Esta pesquisa mostra-se como uma tentativa de entender o papel do design na construção de marca, assim como caracterizar a percepção de microempresários do setor de moda de Porto Alegre, a respeito do tema. Procura-se contribuir com o desenvolvimento de micromarcas, as quais atuam em um território específico e, na maioria das vezes, não são conhecidas para além da região em que operam. A fim de se chegar a um resultado satisfatório, três objetivos específicos são traçados: mostrar a lógica de funcionamento da cadeia global do vestuário; compreender a participação do design na construção de marca; e por fim encontrar maneiras de verificar a percepção de microempresários sobre o papel do design na construção de marca, através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para a consciência, entre os entrevistados, da importância do design na construção de marca, entretanto, a maneira como cada um percebe essa participação varia, sendo que alguns acreditam no design enquanto item fundamental na concepção de coleções e outros o concebem como um meio de expressar um estilo de vida.pt_BR
dc.description.abstractThe global apparel market has continuously been organized in a way as to separate production and consumption, in that sense, world renowned brands and big retailers have expanded through economies of scale. Micro and small enterprises in the area have had to rethink their own brand identities. This research is an attempt to understand the role of design in brand building, as well as what local Porto Alegre based micro-entrepreneurs in the fashion business think about it. The purpose is to contribute towards the development of micro brands that only reach a certain geographical area and are often unknown beyond their scope of activity. In order to achieve a meaningful outcome, we have drawn three specific objectives: first, showing how the world apparel chain works, then understanding the part design plays in brand building, and finally inquiring on micro-entrepreneurs’ perception on the role of design in brand building, through semi-structured interviews. The outcome shows interviewees are aware of the importance of design in brand construction. However, the way each of them conceives of its part varies, while some believe design to be a crucial item in the creation of collections, others see it as a means to express lifestyle.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMicroenterpriseen
dc.subjectDesign de modapt_BR
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectBranden
dc.subjectFashion Designen
dc.subjectMicroempresapt_BR
dc.titleO papel do design na construção de marca de microempresas de moda na cidade de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001045637pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record