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dc.contributor.advisorMiguel, Letícia Fleck Fadelpt_BR
dc.contributor.authorPagnoncelli, Ana Paulapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-11T02:36:53Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165122pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho é proposto um modelo para determinar a resposta dinâmica de pontes rodoviárias, devido a cargas dinâmicas causadas por veículos trafegando sobre pavimento irregular. Para a realização deste trabalho foram desenvolvidas rotinas computacionais com o software Matlab®. Foi utilizando um modelo de ponte rodoviária biapoiada sem balanços de seção tipo caixão dividida em elementos de viga conforme o Método dos Elementos Finitos; os perfis de irregularidade da pista foram obtidos de acordo com a norma ISO 8608; foram utilizados três modelos simplificados de veículos, um com um único eixo e uma massa, um com dois eixos e três massas e um com três eixos e quatro massas, todos trafegando a uma velocidade constante. Como resultados, através do Método de Newmark, se obteve o deslocamento, a velocidade e a aceleração para cada nó dos elementos de viga em função do tempo, causados pela passagem de cada um dos modelos de veículos sobre um pavimento de qualidade razoável.pt_BR
dc.description.abstractProposition of a model to determine the dynamic response in road bridges, due to dynamic loads caused by vehicles traveling on rough pavement. To perform this work, computational routines developed with Matlab® software were used. It was used a model of simply supported highway box girder bridge without balances divided in beam elements according to the Finite Element Method; the pavement roughness profiles were obtained according to ISO 8608; three simplified models of vehicles were used, one with a single axle and one mass, one with two axles and three masses and one with three axles and four masses, all of them traveling at a constant speed. As results, through Newmark’s Method, the displacement, velocity and acceleration, caused by the passage of each of the vehicle models on a pavement of reasonable quality were obtained for each node of the beam elements as a function of time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDynamic Responseen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectNewmark’s Methoden
dc.subjectVehicle-Pavement Interactionen
dc.subjectPavement Roughnessen
dc.subjectRoad Bridgesen
dc.titleProposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-pontept_BR
dc.title.alternativeProposition of a Model to Obtain the Dynamic Response in Road Bridges Considering the Interaction Bridge-Vehicle en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001044540pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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