Proposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponte
dc.contributor.advisor | Miguel, Letícia Fleck Fadel | pt_BR |
dc.contributor.author | Pagnoncelli, Ana Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-11T02:36:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/165122 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho é proposto um modelo para determinar a resposta dinâmica de pontes rodoviárias, devido a cargas dinâmicas causadas por veículos trafegando sobre pavimento irregular. Para a realização deste trabalho foram desenvolvidas rotinas computacionais com o software Matlab®. Foi utilizando um modelo de ponte rodoviária biapoiada sem balanços de seção tipo caixão dividida em elementos de viga conforme o Método dos Elementos Finitos; os perfis de irregularidade da pista foram obtidos de acordo com a norma ISO 8608; foram utilizados três modelos simplificados de veículos, um com um único eixo e uma massa, um com dois eixos e três massas e um com três eixos e quatro massas, todos trafegando a uma velocidade constante. Como resultados, através do Método de Newmark, se obteve o deslocamento, a velocidade e a aceleração para cada nó dos elementos de viga em função do tempo, causados pela passagem de cada um dos modelos de veículos sobre um pavimento de qualidade razoável. | pt_BR |
dc.description.abstract | Proposition of a model to determine the dynamic response in road bridges, due to dynamic loads caused by vehicles traveling on rough pavement. To perform this work, computational routines developed with Matlab® software were used. It was used a model of simply supported highway box girder bridge without balances divided in beam elements according to the Finite Element Method; the pavement roughness profiles were obtained according to ISO 8608; three simplified models of vehicles were used, one with a single axle and one mass, one with two axles and three masses and one with three axles and four masses, all of them traveling at a constant speed. As results, through Newmark’s Method, the displacement, velocity and acceleration, caused by the passage of each of the vehicle models on a pavement of reasonable quality were obtained for each node of the beam elements as a function of time. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dynamic Response | en |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Newmark’s Method | en |
dc.subject | Vehicle-Pavement Interaction | en |
dc.subject | Pavement Roughness | en |
dc.subject | Road Bridges | en |
dc.title | Proposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponte | pt_BR |
dc.title.alternative | Proposition of a Model to Obtain the Dynamic Response in Road Bridges Considering the Interaction Bridge-Vehicle | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001044540 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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