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dc.contributor.advisorStreit Júnior, Danilo Pedropt_BR
dc.contributor.authorMesquita, Raquel Cavadas Tavarespt_BR
dc.date.accessioned2017-07-07T02:35:48Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163791pt_BR
dc.description.abstractA produção do agronegócio brasileiro se faz competitiva em escala. No mercado mundial vendemos commodities e compramos produtos processados de maior valor agregado, despendendo recursos naturais e verba pública para gerar pouca riqueza para o país. É sabido que, nos últimos anos vem ocorrendo incremento da atividade aquícola nacional, mas apesar disso, a produção de pescado ainda apresenta cadeias produtivas pouco organizadas. Neste trabalho sugere-se o pirarucu como espécie de pescado apta a apresentar cadeia produtiva de produtos competitivos no mercado nacional de pescado de maior valor agregado. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas em 22 atores da cadeia produtiva do pirarucu cultivado, resultando em mais de 13 horas de diálogo para compreensão de quem são os atores, quais são os gargalos e quais são as potencialidades de um produto de alto valor agregado à base de pirarucu. Objetivando responder se partes nobres do peixe podem ser competitivas enquanto produto premium, as respostas foram categorizadas em: atores da cadeia produtiva, gargalos na produção, gargalos no mercado, potencialidades intrínsecas e potencialidades extrínsecas do produto. A conclusão alcançada foi que produtos de pirarucu (como filé e lombo congelados e embalados em pequenas porções) são produtos nobres e podem se tornar competitivos no nicho de mercado de pescado premium, caso seus gargalos sejam superados, uma vez que apresentam potencialidades intrínsecas e extrínsecas de grande valor para o consumidor.pt_BR
dc.description.abstractBrazilian agribusiness is competitive in scale. We sell commodities and buy processed value added products, spending natural resources and public money doing this. In recent years there has a increase in the national aquaculture activity, but despite this, fish production still presents disorganized supply chain. In this work suggested that pirarucu is a fish capable to have competitive products in the national premium fish market. Were conducted semi-structured interviews in 22 players of the cultivated pirarucu supply chain production, resulting in more than 13 hours of dialogue to understand who the players are, what the constraints are, and what the potentialities are. In order to answer the question of whether the premium fish can be competitive as a product, the answers were categorized as: players, constraints in the production, constraints in the market, intrinsic potentialities and extrinsic potentialities. The conclusion reached was that pirarucu products (such as frozen fillet and loin) are premium products and can become competitive in the niche market of value-added fish, if their constraints are overcome, since they have intrinsic potentialities and extrinsic values to the consumer.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFishen
dc.subjectPeixept_BR
dc.subjectAdding valueen
dc.subjectCortept_BR
dc.subjectValor agregadopt_BR
dc.subjectSpecial cutsen
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectArapaima gigasen
dc.subjectCadeia produtivapt_BR
dc.subjectMarketplaceen
dc.titleCadeia produtiva do pirarucu cultivado : gargalos e potencialidades competitivas dos produtos premiumpt_BR
dc.title.alternativeSupplay chain of cultivated pirarucu : constraints and competitive potentialities of premium productsen
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001025356pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Agronomiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Zootecniapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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