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dc.contributor.authorJarros, Rafaela Behspt_BR
dc.contributor.authorSalum Junior, Giovanni Abrahãopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Cristiano Tschiedel Belem dapt_BR
dc.contributor.authorToazza, Rudineiapt_BR
dc.contributor.authorBecker, Natáliapt_BR
dc.contributor.authorAgranonik, Marilynpt_BR
dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorManfro, Gisele Guspt_BR
dc.date.accessioned2017-07-04T02:31:23Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2238-0019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163614pt_BR
dc.description.abstractObjective: The aim of the present study was to assess children and adolescents with mild and severe anxiety disorders for their performance in attention, verbal episodic memory, working memory, visuoconstructive skills, executive functions, and cognitive global functioning and conduct comparative analyses with the performance of children free from anxiety disorders. Methods: Our sample comprised 68 children and adolescents aged 10 to 17 years (41 with current diagnoses of anxiety disorders and 27 controls) selected from a larger cross-sectional community sample of adolescents. Children and adolescents with anxiety disorders were categorized into two groups on the basis of anxiety severity (mild or severe). All participants underwent a neuropsychological assessment battery to evaluate attention, verbal episodic memory, working memory, visuoconstructive skills, and executive and cognitive functions. Results: No differences were found in any neuropsychological tests, with the single exception that the group with mild anxiety had better performance on the Digit Span backward test compared to subjects with severe anxiety and to controls (p = 0.041; η2 = 0.11). Conclusions: Not only might anxiety disorders spare main cognitive functions during adolescence, they may even enhance certain working memory processes.en
dc.description.abstractObjetivo: Este estudo objetivou avaliar crianças e adolescentes com transtornos de ansiedade leve e moderada nas funções neuropsicológicas de atenção, memória episódica verbal, memória de trabalho, habilidades visuoconstrutivas, funções executivas e cognição global, comparando o seu desempenho ao de crianças com desenvolvimento típico. Métodos: Participaram do estudo 68 crianças e adolescentes com idade de 10 a 17 anos (41 com diagnósticos clínicos atuais de transtornos de ansiedade e 27 controles), selecionados de uma amostra transversal mais ampla de adolescentes da comunidade. Os adolescentes com diagnóstico foram divididos ainda em dois grupos com base na gravidade dos transtornos (leve ou moderado). Todos os participantes realizaram uma avaliação neuropsicológica individual das funções de atenção, memória episódica verbal, memória de trabalho, habilidades visuoconstrutivas, funções executivas e cognição global. Resultados: Nenhum dos testes neuropsicológicas demonstrou diferenças significativas, sendo a única exceção a tarefa de span de dígitos ordem inversa, na qual o grupo com ansiedade leve apresentou desempenho superior ao do grupo com ansiedade moderada e também ao dos controles (p = 0.041; η2 = 0.11). Conclusão: Os resultados sugerem que não só os transtornos de ansiedade podem preservar as principais funções cognitivas durante a adolescência, mas que podem até melhorar certos processos de memória de trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofTrends in psychiatry and psychotherapy. Porto Alegre. Vol. 39, n. 2 (2017), p. 5-11pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNeuropsychological assessmenten
dc.subjectDistúrbios da ansiedadept_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAnxiety disordersen
dc.subjectAvaliacao neuropsicologicapt_BR
dc.subjectCognitive functionsen
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectFunção executivapt_BR
dc.titleAttention, memory, visuoconstructive, and executive task performance in adolescents with anxiety disorders : a case-control community studypt_BR
dc.title.alternativeDesempenho em tarefas de atenção, memória, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas em adolescentes com transtornos de ansiedade : um estudo comunitário caso-controlept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001020192pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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