Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMilano, Thomas Bersaguipt_BR
dc.contributor.authorSantos, Suelen Assunçãopt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Josaine de Mourapt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Mirian Linharespt_BR
dc.date.accessioned2017-06-28T02:28:17Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2447-2689pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163520pt_BR
dc.description.abstractEste artigo foi resultado de uma pesquisa documental que objetivou analisar a maneira como a revista “BOLEMA: Boletim de Educação Matemática” articula a Educação Matemática com as tecnologias. O material analisado foi composto por trezentos e cinquenta artigos datados entre 2010 e 2016, em que se mapearam oito artigos cujas temáticas se aproximavam do campo das tecnologias. No decorrer das análises emergiram, por recorrência discursiva, três categorias analíticas: “Práticas Tecnológicas na Formação dos Docentes”, “Utilização de Recursos Tecnológicos em Sala de Aula” e “Combinação entre as Influências na Formação e a Utilização de Recursos Tecnológicos”. Analisando os discursos presentes nas categorias, constatou-se que a utilização de softwares como ferramenta didática, tanto no nível básico quanto no nível superior, podem ser pontuados como os principais articuladores entre a Educação Matemática e a Tecnologia.pt_BR
dc.description.abstractThis article was the result of a documentary research that aimed to analyze the way “BOLEMA: Mathematics Education Bulletin” magazine articulates mathematics education with technology. The analyzed material was composed of three hundred and fifty articles dated between 2010 and 2016, in which it charted eight articles whose topics approached the field of technology. During the analysis emerged, by discursive recurrence, three analytical categories: “Technology Practice in the Teacher Training”, “Use of Technological Resources Classroom” and “Combination Among the influences on Formation and Use of Technological Resources”. Analyzing the discourses present in the categories, it was found that the use of software as a teaching tool, both at the basic level as the upper level can be scored as the main articulators between Mathematics Education and Technology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica da Matemática. Bento Gonçalves, RS : IFRS Campus Bento Gonçalves, 2016. Vol. 2, n. 2 (2016), p. [92]-104pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectPeriódicos especializadospt_BR
dc.subjectBOLEMAen
dc.titleEducação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMApt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001017402pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples