Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA
dc.contributor.author | Milano, Thomas Bersagui | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Suelen Assunção | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinheiro, Josaine de Moura | pt_BR |
dc.contributor.author | Siqueira, Mirian Linhares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-28T02:28:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-2689 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/163520 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo foi resultado de uma pesquisa documental que objetivou analisar a maneira como a revista “BOLEMA: Boletim de Educação Matemática” articula a Educação Matemática com as tecnologias. O material analisado foi composto por trezentos e cinquenta artigos datados entre 2010 e 2016, em que se mapearam oito artigos cujas temáticas se aproximavam do campo das tecnologias. No decorrer das análises emergiram, por recorrência discursiva, três categorias analíticas: “Práticas Tecnológicas na Formação dos Docentes”, “Utilização de Recursos Tecnológicos em Sala de Aula” e “Combinação entre as Influências na Formação e a Utilização de Recursos Tecnológicos”. Analisando os discursos presentes nas categorias, constatou-se que a utilização de softwares como ferramenta didática, tanto no nível básico quanto no nível superior, podem ser pontuados como os principais articuladores entre a Educação Matemática e a Tecnologia. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article was the result of a documentary research that aimed to analyze the way “BOLEMA: Mathematics Education Bulletin” magazine articulates mathematics education with technology. The analyzed material was composed of three hundred and fifty articles dated between 2010 and 2016, in which it charted eight articles whose topics approached the field of technology. During the analysis emerged, by discursive recurrence, three analytical categories: “Technology Practice in the Teacher Training”, “Use of Technological Resources Classroom” and “Combination Among the influences on Formation and Use of Technological Resources”. Analyzing the discourses present in the categories, it was found that the use of software as a teaching tool, both at the basic level as the upper level can be scored as the main articulators between Mathematics Education and Technology. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Eletrônica da Matemática. Bento Gonçalves, RS : IFRS Campus Bento Gonçalves, 2016. Vol. 2, n. 2 (2016), p. [92]-104 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mathematics Education | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Technology | en |
dc.subject | Periódicos especializados | pt_BR |
dc.subject | BOLEMA | en |
dc.title | Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001017402 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Exact and Earth Sciences (6158)
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)