A palheta e o pincel na construção de um mito fundador
Visualizar/abrir
Data
2008Autor
Tipo
Assunto
Resumo
O objetivo desse artigo é examinar como parte das elites intelectuais e políticas uruguaias preocupava-se com a orientalização do Estado nacional uruguaio e encarregava-se de consolidar a consciência nacional mediante trabalhos intelectuais e artísticos. Embora cada arte tenha a sua própria linguagem, Juan Manuel Blanes através da pintura procurava expressar as inquietudes de seu tempo: pintar uma nação em construção. Blanes, criou símbolos pictóricos da nacionalidade e inventou um passado icon ...
O objetivo desse artigo é examinar como parte das elites intelectuais e políticas uruguaias preocupava-se com a orientalização do Estado nacional uruguaio e encarregava-se de consolidar a consciência nacional mediante trabalhos intelectuais e artísticos. Embora cada arte tenha a sua própria linguagem, Juan Manuel Blanes através da pintura procurava expressar as inquietudes de seu tempo: pintar uma nação em construção. Blanes, criou símbolos pictóricos da nacionalidade e inventou um passado iconográfico. Buscou a gênese do nacionalismo uruguaio, nas lutas de independência contra o Brasil e construiu o arcabouço de um imaginário nacional, o subsídio simbólico para a idéia de nação que a elite pensante se dedicava a construir. ...
Abstract
The objective of this paper is to examine how part of the intellectual and political Uruguayan elites was concerned about the orientalization of the Uruguayan National State and undertook the consolidation the national conscience through intellectual and artistic works. Though each art has its own language, Juan Manuel Blanes strived to express through painting the unrest of his time: to paint a nation in construction. Blanes created pictoric symbols of the nationality and invented an iconograp ...
The objective of this paper is to examine how part of the intellectual and political Uruguayan elites was concerned about the orientalization of the Uruguayan National State and undertook the consolidation the national conscience through intellectual and artistic works. Though each art has its own language, Juan Manuel Blanes strived to express through painting the unrest of his time: to paint a nation in construction. Blanes created pictoric symbols of the nationality and invented an iconographic past. He quested for the genesis of the Uruguayan nationalism in the independence fights against Brasil and constructed the frame for the national imagery, the symbolic subsidy for the idea of a nation that the thoughtful elite strived to build up. ...
Contido em
Esboços : revista do Programa de Pós-Graduação em História, Departamento de História, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. N. 20 (2008), p. 155-168
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License