Compondo subjetivações biografemáticas : a arte como dispositivo nas práticas de saúde mental

Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Tipo
Assunto
Resumo
Partindo a experiência com oficinas autoetnográficas ficto-documentais que mesclam práticas das artes (plásticas, dramáticas, literárias, visuais) com da saúde mental, o presente artigo propõe uma compreensão teórica e metodológica dos modos e operações através dos quais podem se dar a relação entre Artes e Ciências no contexto da Saúde Mental. Para tanto, revisitamos as relações entre Arte e Conhecimento e questionamos quais diferentes éticas podem promover modos de utilizar as artes de maneir ...
Partindo a experiência com oficinas autoetnográficas ficto-documentais que mesclam práticas das artes (plásticas, dramáticas, literárias, visuais) com da saúde mental, o presente artigo propõe uma compreensão teórica e metodológica dos modos e operações através dos quais podem se dar a relação entre Artes e Ciências no contexto da Saúde Mental. Para tanto, revisitamos as relações entre Arte e Conhecimento e questionamos quais diferentes éticas podem promover modos de utilizar as artes de maneiras muito diversas. Estabelecendo alguns dos diferentes estilos de mesclar as artes às práticas de saúde mental, passamos a apresentar nosso próprio modo e articulá-lo com a experiência das oficinas. ...
Abstract
From the experience with workshops about docufiction autoethnography that mix of art's practices (visual, dramatic, literary, visual) with mental health, this article proposes a theoretical and methodological understanding of the ways and operations through which they can give the relationship between Art and science in the context of mental health. Therefore, we revisit the relationship between Art and Knowledge and inquire which different ethical can promote ways of using the arts in very dif ...
From the experience with workshops about docufiction autoethnography that mix of art's practices (visual, dramatic, literary, visual) with mental health, this article proposes a theoretical and methodological understanding of the ways and operations through which they can give the relationship between Art and science in the context of mental health. Therefore, we revisit the relationship between Art and Knowledge and inquire which different ethical can promote ways of using the arts in very different ways. Establishing some of the different styles of blending the arts to mental health practices, we now present our own way and articulate it with the experience of workshops. ...
Contido em
Cadernos brasileiros de saúde mental. Florianópolis. Vol. 8, n. 18 (2016), p. 04-24
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42353)Ciências Humanas (7339)
Este item está licenciado na Creative Commons License
