Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGomes, William Barbosapt_BR
dc.contributor.authorRosemberg, Danielpt_BR
dc.date.accessioned2009-07-11T04:12:53Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16341pt_BR
dc.description.abstractCompara-se o desempenho atentivo entre tarefas moleculares (foco em tarefas simples e reduzidas), para as quais o sentido é uma atribuição externa, com tarefas molares (foco em tarefas complexas que requerem apreensão abstrata e global), para as quais o sentido é uma atribuição interna. A pesquisa foi organizada em três estudos. No primeiro, exibiu-se o filme de curta-metragem "i" a 26 alunos de graduação para levantamento de propriedades atencionais molares de um campo multi-estável. Solicitou-se aos participantes que apresentassem um relato livre sobre o filme, logo após a exibição. A análise fenomenológica semiótica dos relatos interpretou que o filme continha apelo emocional, mobilizava a atenção, e provocava a reflexão do espectador sobre si mesmo. No segundo estudo, aplicou-se o Questionário Rosemberg de Atenção em 140 estudantes universitários, para levantamento de propriedades psicométricas. O instrumento é um autorelato da percepção da experiência atentiva de desempenho modesto (alfa=0,60). No entanto, a análise fatorial foi promissora, pois confirmou a propriedade dos itens, sugerindo a inclusão de novos itens e a exploração da atenção para tarefas repetitivas. O terceiro estudo foi um experimento fenomenológico realizado com 22 estudantes de pósgraduação em Psicologia. Verificou-se a influência de uma tarefa molecular como distrator, a contagem do aparecimento duplicado do protagonista em cena, em uma tarefa molar, a apreensão da mensagem do filme. Foram aplicados três instrumentos, na seguinte ordem: 1) Teste de Atenção Concentrada (dados de terceira pessoa), 2) Questionário Rosemberg de Atenção (dados de primeira pessoa), 3) Exibição do curta-metragem "i" (combinação de dados de primeira e terceira pessoa). Os resultados para tarefa atribuída em contexto fechado foram compatíveis aos achados já obtidos pela observação de terceira pessoa (psicologia experimental), como sugeriu a correlação entre a atenção concentrado e a indicação de aparições duplicadas do protagonista em cena. Por conseguinte, os dados de terceira pessoa não se correlacionaram com os dados de primeira pessoa. No entanto, a tarefa que requeria atenção como ponto de partida, implicando desdobramentos cognitivos complexos, foi realizada a contento (significância qualitativa). Os resultados sugerem que o processo reflexivo, necessariamente dependente da atenção, utiliza-se da plasticidade cognitiva para recompor o sentido a sua maneira, excluindo o que aparentemente for supérfluo para constituição da mensagem.pt_BR
dc.description.abstractThis paper compares the attention performance between molecular task (focus on simple and reduced tasks), which the attribution of meaning is external; with molar task (focus on complex task that require abstract and global apprehension), which the attribution of meaning is internal. The investigation was organized into three studies. First, it was presented the short-length movie "i" to 26 undergraduate students in psychology, to undertake the molar attention proprieties as a multi-stable field. It was asked to the participants to write a free reports right after the movies exhibition. A phenomenological semiotic analysis of the reports interpreted that the movie was pregnant of emotional appeal, mobilized viewers’ attention, and invited the participants to reflect about themselves. Second, it was applied the Rosemberg’s Attention Questionnaire to 140 universities student to examined the psychometrical proprieties. The measure is a selfreport about the experience of attention and the results were modest (alpha=.60). However, the factorial analysis was encouraging. The items used were adequate, but it suggested an increase in number and in spectrum, to explore the attention to repeat tasks. Third, it was developed a phenomenological experiment to verify the influence of a distractor as molecular task (counting the protagonist duplicate appearance in scene) in a molar task (meaning apprehension of the movie). Twenty-two graduate psychology students were asked to respond to three instruments in the following sequence: 1) Concentrated Attention Test (third person data); 2) Rosemberg’s Attention Questionnaire (first person data); 3) Exhibition of the short-length movie "i" (first and third person data). The results for the external attribution were compatible with third person information already knew (experimental psychology), as showed in the significant correlation between concentrated attention and counting the protagonist duplicate appearance in scene. Therefore, first person data did not correlated with third person data. However, the performance for the molar task was successful (qualitative significance). The results suggest that the reflexive process is necessarily dependent on attention, but uses cognitive plasticity for meaning composition, excluding the apparently superfluous in the constitution of a message.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectPerceptionen
dc.subjectExperimental phenomenologyen
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectMulti-stable fielden
dc.subjectProcessos cognitivospt_BR
dc.subjectPsicologia experimentalpt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.titleAtenção para tarefas simples e complexas nas perspectivas de primeira e terceira pessoa : um experimento fenomenológicopt_BR
dc.title.alternativeAttention to simple and complex tasks in the perspectives of first and third person: a phenomenological experiment en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000699752pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples