A mitologia associada à marca ARACRUZ Celulose : um estudo de caso feito a partir da análise de conteúdo de peças de comunicação da empresa no Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2005Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A realização deste trabalho buscou, através de revisão bibliográfica, estudo de caso da empresa Aracruz Celulose no Rio Grande do Sul e análise de conteúdo de peças publicitárias veiculadas pela empresa no estado; identificar de que forma a publicidade contribui para a formação da mitologia da marca Aracruz, quais as associações feitas através dela e se elementos do marketing verde estavam entre as associações. Primeiramente, através da revisão bibliográfica, foram definidos conceitos para mito ...
A realização deste trabalho buscou, através de revisão bibliográfica, estudo de caso da empresa Aracruz Celulose no Rio Grande do Sul e análise de conteúdo de peças publicitárias veiculadas pela empresa no estado; identificar de que forma a publicidade contribui para a formação da mitologia da marca Aracruz, quais as associações feitas através dela e se elementos do marketing verde estavam entre as associações. Primeiramente, através da revisão bibliográfica, foram definidos conceitos para mitologia, marca e mitologia de marca. Em seguida, foram esclarecidos os conceitos de símbolos e arquétipos e a relação existente entre estes últimos e os anteriores. Após esta conceituação, foi contextualizado o caso estudado dentro do ambiente do marketing verde e foi apresentado o caso em si. Finalmente, dentro do caso estudado foi realizada a análise de conteúdo de uma amostra das peças. Diante dos resultados concluiu-se que a publicidade da empresa contribui para a sua mitologia de marca. A análise quantitativa e qualitativa das peças demonstrou que elas associam elementos relacionados à sustentabilidade e ao marketing verde. Foi verificada ainda a presença do arquétipo da Grande Mãe entre os símbolos utilizados nas peças. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1879)
Este item está licenciado na Creative Commons License