Semiótica plástica na análise de cartazes de cinema: metaforização de estigmas sociais em cartazes de filmes brasileiros
Visualizar/abrir
Data
2008Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho analisa a construção plástica dos cartazes de dois filmes brasileiros sobre a exclusão social: Pixote (1981) e Cidade de Deus (2002). Faz um breve histórico da cinemateca nacional entre as décadas de 70 e 90. Apresenta uma resenha de cada filme tratado. Desconstrói cada cartaz a fim de demonstrar as articulações entre seus elementos constitutivos. Demonstra e avalia, com o instrumental teórico da semiótica visual, a construção da poeticidade em cada cartaz. Avalia a eficiência com ...
Este trabalho analisa a construção plástica dos cartazes de dois filmes brasileiros sobre a exclusão social: Pixote (1981) e Cidade de Deus (2002). Faz um breve histórico da cinemateca nacional entre as décadas de 70 e 90. Apresenta uma resenha de cada filme tratado. Desconstrói cada cartaz a fim de demonstrar as articulações entre seus elementos constitutivos. Demonstra e avalia, com o instrumental teórico da semiótica visual, a construção da poeticidade em cada cartaz. Avalia a eficiência comunicacional de cada peça a partir dessa construção. Identifica indícios de estigmas sociais em cada cartaz e discorre sobre eles. ...
Abstract
This work analyzes the aesthetics construction of two Brazilian film posters on social exclusion: Pixote (1981) and Cidade de Deus (City of God) (2002). It goes through a brief historical report of the national movie collection amidst the 70`s and 90`s. It presents a review of each treated film. It deconstructs each poster in order to demonstrate the articulations among its constituent elements. It demonstrates and it evaluates, with the theoretical instruments of visual semiotics, the construc ...
This work analyzes the aesthetics construction of two Brazilian film posters on social exclusion: Pixote (1981) and Cidade de Deus (City of God) (2002). It goes through a brief historical report of the national movie collection amidst the 70`s and 90`s. It presents a review of each treated film. It deconstructs each poster in order to demonstrate the articulations among its constituent elements. It demonstrates and it evaluates, with the theoretical instruments of visual semiotics, the construction of poetry in each poster. It evaluates the communication efficiency of each piece starting from this construction. It identifies indications of social stigmas in each poster and analyses them. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License