Mostrar el registro sencillo del ítem
Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos
dc.contributor.advisor | Fonseca, Laura Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Dahm, Daniela Diniz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-06-04T04:13:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/16016 | pt_BR |
dc.description.abstract | A monografia intitulada INDICADORES DE UMA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE PARA JOVENS E ADULTOS objetiva contribuir com a definição do conceito de qualidade em educação. A partir de um relato do diário de classe a problemática se pautou pela dúvida sobre a possibilidade de se definir a qualidade em educação através da prática docente e quais os indicadores possíveis que pudessem sugerir e contemplar um tema tão atual, mas ao mesmo tempo conceituado sob diversos olhares. A empiria baseou-se na análise e comparação das avaliações do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e nos pareceres de avaliação da prática docente. As categorias de análise utilizadas são avaliação e qualidade. Os conceitos centram-se na avaliação mediadora de HOFFMANN, na Pedagogia das Competências de RAMOS, na análise histórica das políticas públicas a partir de FONSECA, AGUIAR, BRANDÃO, entre outros, a forma de avaliação do ENCCEJA e nas discussões sobre a Qualidade em Educação a partir do FNDEP e de DOURADO. A comparação sobre as avaliações da EJA é também uma reflexão sobre a maneira como as políticas públicas entendem a avaliação de sujeitos permeados por diferentes realidades. Os indicadores, então, dessa qualidade em EJA sugerem que um olhar para a educação popular pode inferir em discussões mais profundas sobre as avaliações nesta modalidade de ensino, onde a qualidade em educação passa pelo crivo do socialmente construído pelos sujeitos e pela formação docente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos. | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000688879 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)