Determinação da importância das características que influenciam a distância de caminhada de acesso ao transporte público
dc.contributor.advisor | Larrañaga Uriarte, Ana Margarita | pt_BR |
dc.contributor.author | Golbspan, Renato Boklis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-15T02:33:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/159598 | pt_BR |
dc.description.abstract | A crescente motorização em Porto Alegre e no Brasil como um todo, juntamente com o uso indiscriminado do automóvel têm imposto externalidades negativas - como os congestionamentos, a poluição e os acidentes - aos grandes centros urbanos. Neste contexto, as cidades têm identificado em modos de locomoção mais sustentáveis, como o transporte público e o deslocamento a pé, uma forma de melhorar a qualidade de vida de suas populações. A fim de atrair pessoas a esses modos, torna-se essencial o entendimento das necessidades e percepções dos usuários. Considerando que a principal maneira de acesso ao transporte público por ônibus é o modal a pé, este trabalho se propõe a identificar as características mais e menos valorizadas pela população de Porto Alegre no acesso a pé às paradas de ônibus da cidade e que, portanto, devem receber atenção por parte dos gestores na área de transporte. Para isso buscou-se identificar na bibliografia técnica da área de transporte público urbano quais são os principais fatores valorizados pelos usuários nesta situação. Tendo relacionado um número suficiente de fatores relevantes para a cidade de Porto Alegre, formulou-se uma pesquisa de preferência declarada, que foi aplicada aos usuários de ônibus da cidade. A ferramenta escolhida para a realização deste questionário foi o método Best/Worst (caso 1), uma técnica em que o respondente aponta os atributos que considera mais e menos importante no contexto considerado. A presente pesquisa apresentou nove atributos, resultando em doze cartões, onde cada cartão apresentava três atributos. As respostas foram quantificadas e passaram por uma modelagem Logit Multinomial. O resultado demonstrou que os atributos mais valorizados são a segurança pública, a frequência com que o ônibus passa na parada e a segurança no tráfego, tornando possível concluir que estes atributos são elementos essenciais nas considerações sobre as distâncias de caminhada de acesso às paradas de ônibus para a população de Porto Alegre. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Determinação da importância das características que influenciam a distância de caminhada de acesso ao transporte público | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001019466 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License