Determinação da importância das características que influenciam a distância de caminhada de acesso ao transporte público

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Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A crescente motorização em Porto Alegre e no Brasil como um todo, juntamente com o uso indiscriminado do automóvel têm imposto externalidades negativas - como os congestionamentos, a poluição e os acidentes - aos grandes centros urbanos. Neste contexto, as cidades têm identificado em modos de locomoção mais sustentáveis, como o transporte público e o deslocamento a pé, uma forma de melhorar a qualidade de vida de suas populações. A fim de atrair pessoas a esses modos, torna-se essencial o enten ...
A crescente motorização em Porto Alegre e no Brasil como um todo, juntamente com o uso indiscriminado do automóvel têm imposto externalidades negativas - como os congestionamentos, a poluição e os acidentes - aos grandes centros urbanos. Neste contexto, as cidades têm identificado em modos de locomoção mais sustentáveis, como o transporte público e o deslocamento a pé, uma forma de melhorar a qualidade de vida de suas populações. A fim de atrair pessoas a esses modos, torna-se essencial o entendimento das necessidades e percepções dos usuários. Considerando que a principal maneira de acesso ao transporte público por ônibus é o modal a pé, este trabalho se propõe a identificar as características mais e menos valorizadas pela população de Porto Alegre no acesso a pé às paradas de ônibus da cidade e que, portanto, devem receber atenção por parte dos gestores na área de transporte. Para isso buscou-se identificar na bibliografia técnica da área de transporte público urbano quais são os principais fatores valorizados pelos usuários nesta situação. Tendo relacionado um número suficiente de fatores relevantes para a cidade de Porto Alegre, formulou-se uma pesquisa de preferência declarada, que foi aplicada aos usuários de ônibus da cidade. A ferramenta escolhida para a realização deste questionário foi o método Best/Worst (caso 1), uma técnica em que o respondente aponta os atributos que considera mais e menos importante no contexto considerado. A presente pesquisa apresentou nove atributos, resultando em doze cartões, onde cada cartão apresentava três atributos. As respostas foram quantificadas e passaram por uma modelagem Logit Multinomial. O resultado demonstrou que os atributos mais valorizados são a segurança pública, a frequência com que o ônibus passa na parada e a segurança no tráfego, tornando possível concluir que estes atributos são elementos essenciais nas considerações sobre as distâncias de caminhada de acesso às paradas de ônibus para a população de Porto Alegre. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5990)
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