Educação de jovens e adultos e os conhecimentos tecnocientíficos : analisando as relações entre ciência, tecnologia e matemática
Visualizar/abrir
Data
2016Tipo
Outro título
Education of youths and adults and the techno-scientific knowledge : analyzing the relationship between science, technology and mathematics
Assunto
Resumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou como alunos da Educação de Jovens e Adultos se posicionam em relação aos conhecimentos tecnocientíficos. Para isso, foi realizado um trabalho pedagógico no qual os estudantes discutiram sobre ciência, tecnologia e matemática. Essas enunciações consistiram no material empírico que foi examinado com teorizações de Michel Foucault. A análise mostrou que ciência e tecnologia estão relacionadas à noção de progresso e desenvolvimento. A mat ...
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou como alunos da Educação de Jovens e Adultos se posicionam em relação aos conhecimentos tecnocientíficos. Para isso, foi realizado um trabalho pedagógico no qual os estudantes discutiram sobre ciência, tecnologia e matemática. Essas enunciações consistiram no material empírico que foi examinado com teorizações de Michel Foucault. A análise mostrou que ciência e tecnologia estão relacionadas à noção de progresso e desenvolvimento. A matemática é vista como uma área que impulsiona os avanços científicos e tecnológicos, sendo vinculada à inteligência e à capacidade de “acessar o potencial do ser humano”. ...
Abstract
The paper presents results of a research that investigated how students of the Education of youths and adults positioned themselves in relation to techno-scientific knowledge. For this, it performed a pedagogical work in which students discussed science, technology and mathematics. The enunciations consisted of empirical material that was examined with theories of Michel Foucault. The analysis showed that science and technology are related to the notion of progress and development. Mathematics ...
The paper presents results of a research that investigated how students of the Education of youths and adults positioned themselves in relation to techno-scientific knowledge. For this, it performed a pedagogical work in which students discussed science, technology and mathematics. The enunciations consisted of empirical material that was examined with theories of Michel Foucault. The analysis showed that science and technology are related to the notion of progress and development. Mathematics is seen as an area that boosts the scientific and technological advances, being linked to intelligence and ability "to access the potential of the human being." ...
Contido em
Horizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 34, n.temático (dez. 2016), p. 81-92
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40090)Ciências Humanas (6898)
Este item está licenciado na Creative Commons License