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dc.contributor.advisorScheffer, Angela Beatriz Busatopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Shirlei Cristiane dept_BR
dc.date.accessioned2017-06-06T02:27:52Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159174pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem o objetivo de analisar as conseqüências do desemprego para as pessoas. Visa também avaliar os sentimentos envolvidos no processo demissional. Muitas organizações não imaginam o que o processo de demissão significa para o funcionário: ruptura do relacionamento, sentimento de abandono, rejeição e impotência. Todos esses sentimentos podem interferir negativamente na busca do próximo emprego, além dos efeitos psicológicos negativos que afetam família e amigos. É neste contexto que este trabalho busca subsidiar gerentes de Recursos Humanos para implantar um processo de demissão mais humanizado nas suas organizações. As empresas precisam perceber que as demissões não podem se transformar em rotinas e, quando elas são necessárias, que se faça de uma maneira que ofereça aos seus ex-colaboradores um mínimo de benefícios e condições para ajudar essas pessoas a encontrar uma nova colocação no mercado de trabalho. Reduzir das taxas de demissão e oportunizar aos colaboradores melhores condições nos casos de emissão trará enormes benefícios para as empresas. Além de manter uma imagem socialmente responsável, ela diminuirá custos com treinamento, rescisão e admissão de um novo colaborador.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the consequences of unemployment for the person involved. It also aims to assess the feelings triggered in the dismissal process. A lot of organizations have no idea what a dismissal means to an employee: relationship rupture, feelings of abandonment, rejection and powerlessness. All these feelings can interfere negatively in the search of the next job apart from psychological effects that affect family and friends. It is in this context that this paper aims to subsidize Human Resources managers to implant a more humanized dismissal process in their organizations. Companies need to realize that dismissals cannot become routine and when they are necessary, that they be done in a way as to offer the ex-collaborator a minimum of benefits and conditions to help this person to find a new position in the job market. Reducing the dismissal rates and offering people better dismissal conditions will largely benefit companies. Besides keeping an image of social responsibility, there will be cost reductions as far as training, dismissal costs and admittance of new collaborators are concerned.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração de recursos humanospt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectTrabalho : Significadopt_BR
dc.subjectDesempregopt_BR
dc.subjectDemissãopt_BR
dc.subjectSubjetividade e trabalhopt_BR
dc.titleA perda do emprego e suas conseqüências para o sujeitopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000638345pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Gestão de Pessoaspt_BR


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