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dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorCarrard, Samuelpt_BR
dc.date.accessioned2017-06-06T02:27:43Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159159pt_BR
dc.description.abstractA indústria de calçados vem rapidamente perdendo espaço no mercado mundial, com números cada vez menores de exportações. O volume de exportações de calçados brasileiros sofreu uma baixa de dez milhões de pares entre janeiro e maio deste ano. No total, foram vendidos lá fora 89,9 milhões de pares – ante 99,8 milhões no mesmo período do ano passado. Entre as regiões que mais sentem o recuo está o Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Segundo o Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga e Região, mais de 11 mil pessoas já perderam os empregos no pólo calçadista gaúcho desde o início do ano. Mesmo assim, o setor registrou, nestes cinco meses, uma elevação de 8% no faturamento – que chegou a US$ 765 milhões, contra US$ 707 milhões do ano anterior. A principal justificativa para o crescimento é o aumento do preço médio do par do calçado vendido no mercado externo, como forma de atenuar as perdas causadas pelo câmbio. O problema é que, com o aumento do preço, as indústrias do país passam a sofrer ainda mais com a concorrência chinesa – que é responsável por 55% da produção global de calçados. Tentaremos, portanto, no decorrer deste estudo de ensino mostrar a complexidade de uma tomada de decisão, numa questão que preocupa o empresariado brasileiro, pois implica em um dos temas mais polêmicos da gestão empresarial que é a questão da mudança. Sendo que, neste caso mais específico, o dilema se configura na decisão de estruturar uma planta produtiva na china, deixando de fabricar os produtos no Brasil, devido à concorrência chinesa, que vem ao longo dos anos, massacrando nossas empresas, através de dos incentivos fiscais. Portanto, neste trabalho, iremos mostrar vários aspectos no que diz respeito à necessidade de mudança e ao posicionamento da marca Havaianas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão empresarialpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleO caso das sandálias Havaianas, "as legítimas" made-in-China?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000647201pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Gestão Empresarialpt_BR


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