Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Alvino Alvespt_BR
dc.contributor.authorMello Filho, Eduardo Techerapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-30T02:37:11Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158729pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar como a estratégia de ensino Modelagem Matemática pode ser uma opção importante no aprendizado de matemática para alunos do Ensino Médio. Além disso, dentro da perspectiva sociocrítica desta proposta pedagógica de ensino, oferecer condições para que o aluno perceba o papel importante que a matemática tem no dia a dia das pessoas. Para isso realizamos um estudo teórico, tendo como referências os trabalhos de Jonei C. Barbosa, Ole Skovsmose, Paulo Freire e os PCNEM - Parâmetros Curriculares Nacionais no Ensino Médio. Aplicamos uma atividade em um ambiente de Modelagem Matemática com um grupo de alunos do segundo ano do Ensino Médio em uma Escola da rede pública estadual de ensino de Porto Alegre/RS. Usamos como tema base para a realização das atividades “o uso da bicicleta”, por acreditarmos ser um tema contemporâneo que envolveria os adolescentes. A metodologia de pesquisa empregada foi o estudo de caso. Observando o comportamento dos alunos nas atividades propostas, bem como as respostas dos questionários de avaliação dos encontros, constatamos que os educandos perceberam e aceitaram esta alternativa para trabalhar conteúdos matemáticos. Eles também identificaram fatores importantes que o uso da bicicleta pode influenciar tanto na economia familiar, como na mobilidade urbana e na saúde pessoal.pt_BR
dc.description.abstractThis work analises how the strategy of Mathematical Modelling teaching may be an important option in mathematic learning for High School students. Furthermore, we want to offer conditions for the student to realize the important role which math has on people’s everyday life, inside of the sociocritical perspective of this pedagogical proposal. To accomplish that, we did a theoretical study using as references the work of Jonei C. Barbosa, Ole Skovsmose, Paulo Freire and the “PCNEM - Parâmetros Curriculares Nacionais no Ensino Médio” (High School National Curricular Parameters). We applied an activity in a Mathematical Modelling environment with a group of students from the second year of High School in a public state school from Porto Alegre/RS. As base theme for the activities, we applied “the use of the bicycles”, because we believe it is a contemporary theme in which the teenagers would be interested. We used study of case as the research methodology. Observing the student’s behavior on the activities and the meeting evaluation questionnaires, we found that the learners understood and accepted this alternative to develop mathematical content. They also identified important factors that the use of bicycles can influence in the household economy, in urban mobility and in personal health.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectSociocritical perspectiveen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectThe use of bicycleen
dc.titleO uso da bicicleta em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001022548pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples