A expressão do sentimento de gratidão : um estudo com crianças e adolescentes escolares de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
The expression of the feeling of gratitude: a study with school children and adolescents of Porto Alegre
Assunto
Resumo
Este estudo transversal investigou os tipos de gratidão expressos por crianças e adolescentes de Porto Alegre, para verificar se diferentes formas de expressar a gratidão aparecem ao longo do desenvolvimento humano. 430 escolares de 7 a 14 anos, de ambos os sexos, escolhidos por conveniência em 2 escolas públicas e 2 escolas particulares responderam às perguntas de Baumgarten-Tramer: "O que tu mais queres?" e "O que tu farias para a pessoa que te desse o que tu mais queres?". Uma análise de con ...
Este estudo transversal investigou os tipos de gratidão expressos por crianças e adolescentes de Porto Alegre, para verificar se diferentes formas de expressar a gratidão aparecem ao longo do desenvolvimento humano. 430 escolares de 7 a 14 anos, de ambos os sexos, escolhidos por conveniência em 2 escolas públicas e 2 escolas particulares responderam às perguntas de Baumgarten-Tramer: "O que tu mais queres?" e "O que tu farias para a pessoa que te desse o que tu mais queres?". Uma análise de conteúdo das respostas à segunda pergunta indicou que a expressão do sentimento de gratidão varia de acordo com a idade, não sendo encontrada diferença significativa na forma como meninos e meninas expressaram a gratidão. Embora tenha sido fortalecida a hipótese de que a gratidão se desenvolve ao longo da infância, muitos estudos restam ser feitos ainda sobre o assunto. ...
Abstract
This cross-sectional study investigated the types of gratitude expressed by school children and adolescents of Porto Alegre, aiming to verify whether different forms of expressing gratitude appear during human development. 430 students aged 7-14, of both sexes, chosen by convenience from 2 public schools and 2 private schools responded to Baumgarten-Tramer's questions: "What is your greatest wish?" and "What would you do for the person who granted you this wish?" A content analysis on the answe ...
This cross-sectional study investigated the types of gratitude expressed by school children and adolescents of Porto Alegre, aiming to verify whether different forms of expressing gratitude appear during human development. 430 students aged 7-14, of both sexes, chosen by convenience from 2 public schools and 2 private schools responded to Baumgarten-Tramer's questions: "What is your greatest wish?" and "What would you do for the person who granted you this wish?" A content analysis on the answers to the second question suggested that the expression of the feeling of gratitude varies by age. No significant difference was found in the way boys and girls expressed their gratitude. Although the hypothesis that gratitude develops throughout childhood has been supported, more studies should be conducted on this important topic. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Psicologia (695)
Este item está licenciado na Creative Commons License