Percepções e atitudes dos usuários da Empresa Gaúcha de Rodovias S/A
Fecha
2016Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Devido a mercados cada vez mais competitivos, nos quais a livre escolha impera, parte da área pública vem se tornando estranha aos olhos da sociedade por sua aparente ineficiência nos serviços oferecidos. O fato é que qualquer estabelecimento que se proponha à troca tem de perceber onde está inserido e reagir a isto da melhor forma possível. Neste contexto, em 2012 surge a EGR com o propósito de administrar as rodovias estaduais, as quais tiveram suas concessões findadas no mesmo ano. O present ...
Devido a mercados cada vez mais competitivos, nos quais a livre escolha impera, parte da área pública vem se tornando estranha aos olhos da sociedade por sua aparente ineficiência nos serviços oferecidos. O fato é que qualquer estabelecimento que se proponha à troca tem de perceber onde está inserido e reagir a isto da melhor forma possível. Neste contexto, em 2012 surge a EGR com o propósito de administrar as rodovias estaduais, as quais tiveram suas concessões findadas no mesmo ano. O presente trabalho teve o objetivo de apresentar quais as principais percepções e atitudes dos usuários das rodovias administradas pela Empresa. Como método, inicialmente, realizou-se uma fase qualitativa com a finalidade de apontar o que é relevante ao usuário. Para tal, realizaram-se nove entrevistas em profundidade que deram embasamento para a formulação do questionário que caracterizou a etapa quantitativa da pesquisa. Foram distribuídos mil questionários em cinco praças de pedágio administradas pela EGR, sobre os quais se obteve o retorno de 155. As respostas foram analisadas através da realização de análise fatorial das variáveis e de testes univariados, o que confirmou a existência de quatro relevantes fatores de avaliação: Qualidade do Pavimento, Trafegabilidade da Rodovia, Custo x Benefício e Imagem Institucional. Percebeu-se que os usuários apresentam, simultâneo a enxergarem no pedágio a única solução para a manutenção de rodovias, certa resistência ao pagamento da tarifa. Isso parece ocorrer, principalmente, pelo fato da qualidade de pavimentação e trafegabilidade das rodovias administradas pela Empresa ser percebida entre baixa e média, de acordo com a escala aplicada. Ademais, os usuários veem a EGR ainda abaixo das demais administradoras de rodovias, especificamente, a CONCEPA. Sugerem-se novas pesquisas a fim de aprofundar o que já foi levantado neste trabalho, não só para a EGR, mas também para outras entidades públicas, carentes de percepções de marketing para seus respectivos negócios. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37362)Tesinas Administración (3140)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License