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dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marcos Pericles Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2017-05-25T02:28:30Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158566pt_BR
dc.description.abstractDevido a mercados cada vez mais competitivos, nos quais a livre escolha impera, parte da área pública vem se tornando estranha aos olhos da sociedade por sua aparente ineficiência nos serviços oferecidos. O fato é que qualquer estabelecimento que se proponha à troca tem de perceber onde está inserido e reagir a isto da melhor forma possível. Neste contexto, em 2012 surge a EGR com o propósito de administrar as rodovias estaduais, as quais tiveram suas concessões findadas no mesmo ano. O presente trabalho teve o objetivo de apresentar quais as principais percepções e atitudes dos usuários das rodovias administradas pela Empresa. Como método, inicialmente, realizou-se uma fase qualitativa com a finalidade de apontar o que é relevante ao usuário. Para tal, realizaram-se nove entrevistas em profundidade que deram embasamento para a formulação do questionário que caracterizou a etapa quantitativa da pesquisa. Foram distribuídos mil questionários em cinco praças de pedágio administradas pela EGR, sobre os quais se obteve o retorno de 155. As respostas foram analisadas através da realização de análise fatorial das variáveis e de testes univariados, o que confirmou a existência de quatro relevantes fatores de avaliação: Qualidade do Pavimento, Trafegabilidade da Rodovia, Custo x Benefício e Imagem Institucional. Percebeu-se que os usuários apresentam, simultâneo a enxergarem no pedágio a única solução para a manutenção de rodovias, certa resistência ao pagamento da tarifa. Isso parece ocorrer, principalmente, pelo fato da qualidade de pavimentação e trafegabilidade das rodovias administradas pela Empresa ser percebida entre baixa e média, de acordo com a escala aplicada. Ademais, os usuários veem a EGR ainda abaixo das demais administradoras de rodovias, especificamente, a CONCEPA. Sugerem-se novas pesquisas a fim de aprofundar o que já foi levantado neste trabalho, não só para a EGR, mas também para outras entidades públicas, carentes de percepções de marketing para seus respectivos negócios.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectPedágiopt_BR
dc.subjectPercepção do clientept_BR
dc.titlePercepções e atitudes dos usuários da Empresa Gaúcha de Rodovias S/Apt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001021613pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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