Competição aplicada ao mercado de software : análise dos fatores determinantes que levam as empresas à adoção da computação em nuvem
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2016Author
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Master professional
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A indústria do software dispõe de características muito particulares, como a inexistência de muitos competidores em cada segmento, e ainda assim, ser um mercado caracterizado por muitas inovações. A mais nova, a nuvem, permite a entrada de muitas empresas que ingressam no mercado de software, competindo com as empresas tradicionais de software em microcomputadores. Com o intuito de analisar este mercado, este trabalho tem por objetivo analisar os determinantes e as características estratégicas ...
A indústria do software dispõe de características muito particulares, como a inexistência de muitos competidores em cada segmento, e ainda assim, ser um mercado caracterizado por muitas inovações. A mais nova, a nuvem, permite a entrada de muitas empresas que ingressam no mercado de software, competindo com as empresas tradicionais de software em microcomputadores. Com o intuito de analisar este mercado, este trabalho tem por objetivo analisar os determinantes e as características estratégicas que levam as empresas desenvolvedoras de software a adoção da computação em nuvem. Para a realização do estudo, inicia-se com uma revisão teórica sobre competição e sua aplicação na indústria da computação. Posteriormente, faz-se uma apresentação da indústria da computação, comparando, em cada período, movimentos competitivos dos atores em referência à literatura revisada. Em seguida, analisam-se os incentivos que motivam o movimento das fabricantes de software para a adoção da computação em nuvem, recorrendo a análises de viabilidade, como comparações de vendas de computadores versus celulares, utilização da internet por dispositivos móveis, índice de conectividade por país, e comparação de valor de mercado entre empresas de software on-premise e empresas de software em nuvem. O trabalho ainda faz menção a efeitos econômicos e sociais da computação em nuvem, como capacidade de sua adoção também por outras indústrias, que agora fazem uso de dispositivos que se conectam à internet para transmissão de dados, coletando informações para aperfeiçoar seus produtos. De uma maneira geral, o estudo concluiu que a indústria da computação tem características de mercados monopolísticos, com alta importância na externalidade de rede e fortes barreiras de entrada, atrelado a custos de distribuição e reprodução muito baixos. Isso explica ascensões muito rápidas de empresas e também rápidas maturidades de produtos e consequentemente, o declínio nas vendas. Deste declínio, surge a necessidade de uma mudança de tecnologia para que as vendas voltem a crescer. Assim, o trabalho conclui que o mercado está em ascensão com o modelo de computação em nuvem em virtude de muitas oportunidades, como o crescente uso de dispositivos móveis, que agora podem conectar-se à internet e disfrutar de softwares para incrementar sua usabilidade. Dessas oportunidades, concluímos ainda que a computação em nuvem fará com que o desenvolvimento do software não seja mais privilégio de empresas com este fim, mas outras indústrias também entrarão neste mercado. ...
Abstract
The software industry has characteristics very particular, such the non-existence of many competitors in each segment, and despite that, it is a market characterized for presenting many innovations. The newest one, the cloud, is allowing the entrance of many companies in the software market, competing with traditional microcomputer software companies. With the idea to analyze this market, this study aims to analyze the incentives leading software providers to change their products and begin to ...
The software industry has characteristics very particular, such the non-existence of many competitors in each segment, and despite that, it is a market characterized for presenting many innovations. The newest one, the cloud, is allowing the entrance of many companies in the software market, competing with traditional microcomputer software companies. With the idea to analyze this market, this study aims to analyze the incentives leading software providers to change their products and begin to offer them in cloud computing models. The study begins with a theoretical review of competition and its application to the information technology (IT) industry. Later, we introduce the IT industry, comparing competitive movements of the actors in different periods, in reference to the literature that we reviewed. Then, we analyze the incentives that stimulate software providers to adopt cloud computing by using feasibility studies, such as sales comparisons of computers vs. cell phones, Internet usage by mobile devices, global connectivity index, and a comparison of the market value growth between on-premise software companies and cloud software companies. The study also addresses economic and social effects of cloud computing, such as the ability of other industries to adopt cloud computing in order to create value in their products with the use of Internet-connected devices, which are able to transmit and collect data. Overall, the study found that the IT industry has peculiar characteristics, such as presence in monopolistic markets, high level of importance in the network externalities, and high barriers to entry, plus very low distribution and reproduction costs. This explains how companies grow and achieve a level of product maturity fast, which leads to a decrease in sales. Out of this decrease comes the need for a change of technology, so that sales will grow again. Therefore, the study concludes that the cloud computing market is ascending due to many opportunities, such as the growing use of mobile devices, which can connect to the Internet and increase its usage through software. By analyzing these opportunities, the study also concludes that cloud computing will make software development no longer a privilege of software companies, since other industries will also join the market. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Collections
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Applied and Social Sciences (6071)Economics (1102)
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