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dc.contributor.advisorMilan, Marcelopt_BR
dc.contributor.authorFarias, Luciana Mattos dept_BR
dc.date.accessioned2017-05-18T02:40:47Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158148pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute o mercado brasileiro de meios eletrônicos de pagamentos. O objetivo principal deste estudo é analisar os impactos causados pela evolução tecnológica do mercado brasileiro de meios de pagamentos eletrônicos, enfatizando a inovação e a ampliação dos serviços financeiros aos seus usuários. Para tanto, inicia com uma retrospectiva sobre as formas assumidas pela moeda, ao desempenhar uma de suas principais funções: ser um meio de troca ou de pagamento. A inovação é discutida a partir da revisão bibliográfica, que revisita desde autores renomados da teoria econômica, como Joseph Schumpeter, até publicações contemporâneas nas áreas de tecnologia da informação e de serviços. A caracterização do mercado de meios eletrônicos de pagamentos preocupa-se em evidenciar tanto aspectos quantitativos, que denotam o pujante crescimento deste mercado no Brasil e no mundo, como fatos que elucidam a interação deste segmento com a sociedade, em sua busca por maior bem-estar. O desenvolvimento da parte empírica conta com os dados sobre o uso do dispositivo mobile cedidos por uma instituição financeira. Os resultados provenientes da amostra verificada permitiram expandir a hipótese original, a saber, que o dispositivo mobile, além de ser considerado uma combinação inovadora, à luz da compreensão dos modelos e teorias abordados, é capaz de promover o melhor acesso e uso de serviços financeiros aos seus usuários.pt_BR
dc.description.abstractThis work deals with the Brazilian market for electronic payments. The aim of this study is to analyze the impacts of technological developments in the Brazilian market for electronic payments, emphasizing innovation and the expansion of financial services to its users. To accomplish that, it begins with a retrospective on the forms assumed by currency, to perform one of its main functions: to be a medium of exchange or of payments. Innovation is discussed by means of a brief literature review, revisiting from renowned authors of economic theory, like Joseph Schumpeter, to contemporary publications in the areas of technology information and services. The characterization of the market for mobile devices seeks to show both quantitative aspects that highlight the booming growth of this market in Brazil and the world, as well as facts elucidating the interaction of this segment with society, in their quest for greater well-being. The development of the empirical part includes the data obtained from a financial institution. The results from the sample verified allowed us to expand the original hypothesis that the mobile device, besides being an innovative gadget, in the light of understanding of the models and theories, is equally able to promote access and better use of financial services to its users.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElectronic paymentsen
dc.subjectInovação tecnológicapt_BR
dc.subjectMeios de pagamento : Historiapt_BR
dc.subjectTechnological innovationen
dc.subjectBanking servicesen
dc.subjectMobile deviceen
dc.titleInovação tecnológica e expansão do acesso aos serviços bancários : a evolução do mercado brasileiro de meios de pagamentos eletrônicos e o dispositivo mobilept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001018393pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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