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dc.contributor.advisorCamini, Patríciapt_BR
dc.contributor.authorPavan, Clause Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-17T02:36:25Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158083pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar os cadernos de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), utilizados nos cursos de formação de 2013 e 2015, procurando investigar que expectativas são expressas em relação às aprendizagens da língua escrita que as crianças poderiam desenvolver na Educação Infantil e ter continuidade no Ciclo de Alfabetização, no Ensino Fundamental. Partindo de uma perspectiva qualitativa de pesquisa e utilizando a análise documental como ferramenta metodológica principal, foram selecionados 14 cadernos de formação para este estudo. O referencial teórico utiliza contribuições de autores da área da alfabetização e dos estudos sobre políticas para a Educação Infantil, como Brandão e Leal (2011), Peter Moss (2011) e Sônia Kramer (2006). Os resultados da pesquisa apontaram que os cadernos de formação do PNAIC postulam: 1) que os princípios de continuidade e de ampliação gradativa das aprendizagens da língua escrita devem articular o trabalho pedagógico da Educação Infantil ao do Ciclo de Alfabetização; 2) que deve haver mais integração entre brincar, letramento e alfabetização nessas duas etapas da Educação Básica, rompendo a ideia de que a Educação Infantil se destina a crianças e o Ensino Fundamental, a alunos; 3) que se deve desenvolver um trabalho pedagógico que possibilite aprender sobre as diferentes dimensões da língua escrita nos anos finais da Educação Infantil, de forma a brincar de ler e escrever, tanto quanto se propõe brincar com outras linguagens; 4) que se rechace o treino de conhecimentos de letras e sílabas na Educação Infantil; e 5) que se incentive práticas pedagógicas regulares e não ocasionais de produção de textos orais, de textos escritos com auxílio de escriba, de jogos coletivos que desenvolvam a consciência fonológica e de leitura de histórias na Educação Infantil, com continuidade no Ciclo de Alfabetização.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleArticulação das aprendizagens da língua escrita entre educação infantil e ensino fundamental análise dos cadernos de formação do PNAICpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013885pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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