Articulação das aprendizagens da língua escrita entre educação infantil e ensino fundamental análise dos cadernos de formação do PNAIC
dc.contributor.advisor | Camini, Patrícia | pt_BR |
dc.contributor.author | Pavan, Clause Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-17T02:36:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/158083 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo analisar os cadernos de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), utilizados nos cursos de formação de 2013 e 2015, procurando investigar que expectativas são expressas em relação às aprendizagens da língua escrita que as crianças poderiam desenvolver na Educação Infantil e ter continuidade no Ciclo de Alfabetização, no Ensino Fundamental. Partindo de uma perspectiva qualitativa de pesquisa e utilizando a análise documental como ferramenta metodológica principal, foram selecionados 14 cadernos de formação para este estudo. O referencial teórico utiliza contribuições de autores da área da alfabetização e dos estudos sobre políticas para a Educação Infantil, como Brandão e Leal (2011), Peter Moss (2011) e Sônia Kramer (2006). Os resultados da pesquisa apontaram que os cadernos de formação do PNAIC postulam: 1) que os princípios de continuidade e de ampliação gradativa das aprendizagens da língua escrita devem articular o trabalho pedagógico da Educação Infantil ao do Ciclo de Alfabetização; 2) que deve haver mais integração entre brincar, letramento e alfabetização nessas duas etapas da Educação Básica, rompendo a ideia de que a Educação Infantil se destina a crianças e o Ensino Fundamental, a alunos; 3) que se deve desenvolver um trabalho pedagógico que possibilite aprender sobre as diferentes dimensões da língua escrita nos anos finais da Educação Infantil, de forma a brincar de ler e escrever, tanto quanto se propõe brincar com outras linguagens; 4) que se rechace o treino de conhecimentos de letras e sílabas na Educação Infantil; e 5) que se incentive práticas pedagógicas regulares e não ocasionais de produção de textos orais, de textos escritos com auxílio de escriba, de jogos coletivos que desenvolvam a consciência fonológica e de leitura de histórias na Educação Infantil, com continuidade no Ciclo de Alfabetização. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Articulação das aprendizagens da língua escrita entre educação infantil e ensino fundamental análise dos cadernos de formação do PNAIC | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013885 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1360)