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dc.contributor.advisorSilva, Carmem Luci da Costapt_BR
dc.contributor.authorGuazina, Nathália Dornellespt_BR
dc.date.accessioned2017-05-16T02:28:00Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157982pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo, a partir de reflexões teóricas, transpor as noções de dialogia e intersubjetividade de Mikhail Bakhtin e de Émile Benveniste, respectivamente, para atividades de sala de aula em leitura e escrita de gêneros com composição dissertativo-argumentativa, tendo em vista a preparação do aluno para a prova de redação do ENEM. Para isso, construímos uma concepção de língua e linguagem do ponto de vista de sua realização por sujeitos e textos em constante relação, seja dialógica, seja intersubjetiva para, posteriormente, deslocá-la para uma reflexão sobre leitura e escrita na construção de atividades de ensino propriamente inseridas em uma concepção interlocutiva de língua, tendo como meta o preparo dos alunos para a prova de redação do ENEM. Ao final, como proposta transpositiva, apresentamos e analisamos algumas atividades extraídas de um projeto construído e executado na disciplina de Estágio de Docência em Língua Portuguesa II, tendo como base também princípios enunciativos. Buscamos responder, portanto, como as concepções de língua e linguagem, oriundas das noções de dialogismo e intersubjetividade, podem ser inseridas em sala de aula no ensino de língua materna, com o propósito de conferir um papel essencial na interlocução entre alunos, textos e sociedade.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tiene por objetivo, a partir de reflexiones teóricas, trasponer el dialogismo y la intersubjetividad de Mikhail Bakhtin y de Émile Benveniste, respectivamente, para el actividades en sala de clase en lectura y escrita de géneros con composición expositivo-argumentativa, teniendo en vista la preparación del alumno para la prueba para la prueba de redacción del ENEM. Para eso, construimos una concepción de lengua y lenguaje desde el punto de vista de su realización por sujetos y textos en una constante relación, sea ella dialógica o intersubjetiva para, posteriormente, desplazarla hasta una reflexión sobre lectura y escrita en la construcción de actividades de enseñanza propiamente inseridas en una concepción interlocutora de lengua, poseyendo como meta el preparo de los alumnos para la prueba de redacción del ENEM. Al final, como una propuesta transpositiva, presentamos y analizamos algunas actividades extraídas de un proyecto construido y ejecutado en la disciplina de Práctica Docente en Lengua Portuguesa II, poseyendo como base también principios enunciativos. Buscamos contestar, conque, como las concepciones de lengua y lenguaje oriundas de las nociones de dialogismo e intersubjetividad pueden ser inseridas en la sala de clase en la enseñanza de lengua materna poseyendo un rol esencial en la interlocución entre alumnos, textos y sociedad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntersubjetividades
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectTransposición didácticaes
dc.subjectDidatica : Ensinopt_BR
dc.subjectEnseñanzaes
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectIntersubjetividadept_BR
dc.titleTransposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEMpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001019743pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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