Mostrar el registro sencillo del ítem
Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM
dc.contributor.advisor | Silva, Carmem Luci da Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Guazina, Nathália Dornelles | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-16T02:28:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157982 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo, a partir de reflexões teóricas, transpor as noções de dialogia e intersubjetividade de Mikhail Bakhtin e de Émile Benveniste, respectivamente, para atividades de sala de aula em leitura e escrita de gêneros com composição dissertativo-argumentativa, tendo em vista a preparação do aluno para a prova de redação do ENEM. Para isso, construímos uma concepção de língua e linguagem do ponto de vista de sua realização por sujeitos e textos em constante relação, seja dialógica, seja intersubjetiva para, posteriormente, deslocá-la para uma reflexão sobre leitura e escrita na construção de atividades de ensino propriamente inseridas em uma concepção interlocutiva de língua, tendo como meta o preparo dos alunos para a prova de redação do ENEM. Ao final, como proposta transpositiva, apresentamos e analisamos algumas atividades extraídas de um projeto construído e executado na disciplina de Estágio de Docência em Língua Portuguesa II, tendo como base também princípios enunciativos. Buscamos responder, portanto, como as concepções de língua e linguagem, oriundas das noções de dialogismo e intersubjetividade, podem ser inseridas em sala de aula no ensino de língua materna, com o propósito de conferir um papel essencial na interlocução entre alunos, textos e sociedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabajo tiene por objetivo, a partir de reflexiones teóricas, trasponer el dialogismo y la intersubjetividad de Mikhail Bakhtin y de Émile Benveniste, respectivamente, para el actividades en sala de clase en lectura y escrita de géneros con composición expositivo-argumentativa, teniendo en vista la preparación del alumno para la prueba para la prueba de redacción del ENEM. Para eso, construimos una concepción de lengua y lenguaje desde el punto de vista de su realización por sujetos y textos en una constante relación, sea ella dialógica o intersubjetiva para, posteriormente, desplazarla hasta una reflexión sobre lectura y escrita en la construcción de actividades de enseñanza propiamente inseridas en una concepción interlocutora de lengua, poseyendo como meta el preparo de los alumnos para la prueba de redacción del ENEM. Al final, como una propuesta transpositiva, presentamos y analizamos algunas actividades extraídas de un proyecto construido y ejecutado en la disciplina de Práctica Docente en Lengua Portuguesa II, poseyendo como base también principios enunciativos. Buscamos contestar, conque, como las concepciones de lengua y lenguaje oriundas de las nociones de dialogismo e intersubjetividad pueden ser inseridas en la sala de clase en la enseñanza de lengua materna poseyendo un rol esencial en la interlocución entre alumnos, textos y sociedad. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Intersubjetividad | es |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | pt_BR |
dc.subject | Transposición didáctica | es |
dc.subject | Didatica : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza | es |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Intersubjetividade | pt_BR |
dc.title | Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001019743 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Letras (1210)