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dc.contributor.advisorTettamanzy, Ana Lúcia Liberatopt_BR
dc.contributor.authorFrancisco, Roberto Soarespt_BR
dc.date.accessioned2017-05-13T02:26:43Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157927pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como propósito analisar como é elaborado o contexto de emergência da oralidade e da tradição oral na novela Uma estória de amor e no conto Os três homens e o boi dos três homens que inventaram um boi, de Guimarães Rosa. Dois pressupostos orientam esta reflexão: (1) a compreensão da obra do escritor mineiro como contituinte de um zona de contato em que elementos tipicamente de contextos orais emergem dentro da literatura escrita de origem europeia; (2) a apreenção da oralidade presente no universo sertanejo de Rosa como um discurso do encantamento, em que não há fronteira que separa o real e imaginário. Para tanto, asão abarcados nesta análise os contadores de histórias e suas performances narrativas, a (re)criação e circulação dos contos orais pertencentes ao ciclo do boi e o modo estes contos repercutem no imaginário e na significação do mundo dos personagens do serão, imersos nesta comunidade oral. A análise evidenciou que a compreensão da obra de Rosa evidencia zonas de contato, enquandrando-a naquela que Lienhard chama de Literatura Escrita Alternativa, é um campo em aberto, capaz de suscitar diversas novas hipóteses interpretativas e novas significações para o estudo da oralidade e do universo sertanejo criados pelo escritor mineiro.pt_BR
dc.description.abstractThis work has the aim of analyze how the context of emergence of orality and oral tradition is elaborated in the novel Uma estória de amor and the short story Os três homens e o boi dos três homens que inventaram um boi, by Guimarães Rosa. Two assumptions are taken to guide this analysis: (1) the comprehension of Rosa’s production as a constituent in a contact zone where typical oral elements emerge in the European originated written literature. (2) the apprehension of the orality present in Rosa’s universe as an enchantment discourse, where there is no delimitation in the frontier between real and imaginary. Therefore, this analysis embraces the storytellers and their narrative performances, the recreation and circulation of oral short stories belonging to the ox cycle, and how these short stories reverberate in the imaginary and world signification of the sertão characters, immersed in this oral community. This analysis confirms that the comprehension of Rosa’s work as contact zones – fitted in Lienhard’s Alternative Written Literature – is an open field, able to raise several new interpretative hypotheses and new significations for the orality studies and the sertanejo world created by this author.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSertãoen
dc.subjectRosa, João Guimarães, 1908-1967pt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectOralityen
dc.subjectVaqueirosen
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectStorytellersen
dc.subjectContadores de históriaspt_BR
dc.subjectContact zonesen
dc.subjectEnchantment discourseen
dc.titleContadores de histórias, vaqueiros e um boi encantado : narrativas orais em Uma estória de amor e Os três homens e o boi dos três homens que inventaram um boi, de Guimarães Rosa.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001019893pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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