Contadores de histórias, vaqueiros e um boi encantado : narrativas orais em Uma estória de amor e Os três homens e o boi dos três homens que inventaram um boi, de Guimarães Rosa.

View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como propósito analisar como é elaborado o contexto de emergência da oralidade e da tradição oral na novela Uma estória de amor e no conto Os três homens e o boi dos três homens que inventaram um boi, de Guimarães Rosa. Dois pressupostos orientam esta reflexão: (1) a compreensão da obra do escritor mineiro como contituinte de um zona de contato em que elementos tipicamente de contextos orais emergem dentro da literatura escrita de origem europeia; (2) a apreenção da oral ...
O presente trabalho tem como propósito analisar como é elaborado o contexto de emergência da oralidade e da tradição oral na novela Uma estória de amor e no conto Os três homens e o boi dos três homens que inventaram um boi, de Guimarães Rosa. Dois pressupostos orientam esta reflexão: (1) a compreensão da obra do escritor mineiro como contituinte de um zona de contato em que elementos tipicamente de contextos orais emergem dentro da literatura escrita de origem europeia; (2) a apreenção da oralidade presente no universo sertanejo de Rosa como um discurso do encantamento, em que não há fronteira que separa o real e imaginário. Para tanto, asão abarcados nesta análise os contadores de histórias e suas performances narrativas, a (re)criação e circulação dos contos orais pertencentes ao ciclo do boi e o modo estes contos repercutem no imaginário e na significação do mundo dos personagens do serão, imersos nesta comunidade oral. A análise evidenciou que a compreensão da obra de Rosa evidencia zonas de contato, enquandrando-a naquela que Lienhard chama de Literatura Escrita Alternativa, é um campo em aberto, capaz de suscitar diversas novas hipóteses interpretativas e novas significações para o estudo da oralidade e do universo sertanejo criados pelo escritor mineiro. ...
Abstract
This work has the aim of analyze how the context of emergence of orality and oral tradition is elaborated in the novel Uma estória de amor and the short story Os três homens e o boi dos três homens que inventaram um boi, by Guimarães Rosa. Two assumptions are taken to guide this analysis: (1) the comprehension of Rosa’s production as a constituent in a contact zone where typical oral elements emerge in the European originated written literature. (2) the apprehension of the orality present in Ro ...
This work has the aim of analyze how the context of emergence of orality and oral tradition is elaborated in the novel Uma estória de amor and the short story Os três homens e o boi dos três homens que inventaram um boi, by Guimarães Rosa. Two assumptions are taken to guide this analysis: (1) the comprehension of Rosa’s production as a constituent in a contact zone where typical oral elements emerge in the European originated written literature. (2) the apprehension of the orality present in Rosa’s universe as an enchantment discourse, where there is no delimitation in the frontier between real and imaginary. Therefore, this analysis embraces the storytellers and their narrative performances, the recreation and circulation of oral short stories belonging to the ox cycle, and how these short stories reverberate in the imaginary and world signification of the sertão characters, immersed in this oral community. This analysis confirms that the comprehension of Rosa’s work as contact zones – fitted in Lienhard’s Alternative Written Literature – is an open field, able to raise several new interpretative hypotheses and new significations for the orality studies and the sertanejo world created by this author. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
