Descrição dos níveis de proficiência em tarefa de leitura e escrita a partir de produções textuais de alunos do curso preparatório CELPE-BRAS
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita aplicada para alunos do curso Preparatório Celpe-Bras do PPE-UFRGS. A concepção teórica que norteia o trabalho é a perspectiva bakhtiniana de língua e a noção de gêneros do discurso de Bakhtin (1997), definidos como “tipos relativamente estáveis de enunciados”. Essa concepção de língua apresenta características compatíveis com a concepção que orienta o exame Celpe-Bras, que entende a ...
Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita aplicada para alunos do curso Preparatório Celpe-Bras do PPE-UFRGS. A concepção teórica que norteia o trabalho é a perspectiva bakhtiniana de língua e a noção de gêneros do discurso de Bakhtin (1997), definidos como “tipos relativamente estáveis de enunciados”. Essa concepção de língua apresenta características compatíveis com a concepção que orienta o exame Celpe-Bras, que entende a linguagem como “uma ação conjunta entre participantes com um propósito social” (SCHLATTER et al., 2009). De acordo com a noção de gêneros do discurso de Bakhtin, a proficiência em uma língua adicional é compreendida como “a capacidade de produzir enunciados adequados dentro de determinados gêneros do discurso, configurando a interlocução de maneira adequada ao contexto de produção e ao propósito comunicativo” (SCHOFFEN, 2009). Levando em conta essa noção de proficiência, este trabalho tem por objetivo também averiguar de que maneira os elementos constitutivos dos enunciados das tarefas, que juntos articulam a situação de comunicação proposta, são considerados no momento de avaliar textos escritos em resposta a uma tarefa do exame. Para isso, utilizamos a tarefa IV da edição 2015/2 do Celpe-Bras e analisamos 22 textos de alunos do curso Preparatório Celpe-Bras em resposta a essa tarefa, juntamente com os parâmetros de avaliação efetivamente utilizados na avaliação da Parte Escrita do Celpe-Bras. Como resultados, realizamos a descrição dos níveis de desempenho dos alunos a partir dos textos realizados, transformando os parâmetros gerais do exame em parâmetros específicos para esta tarefa, e analisando o que cada nível apresentou. As análises e a descrição dos níveis de desempenho realizadas neste trabalho contribuem para fomentar a discussão sobre as diferenças entre os níveis avaliados na Parte Escrita do Celpe-Bras e pode colaborar com a qualificação de professores-avaliadores de cursos preparatórios para o Celpe-Bras. ...
Abstract
This work aims to describe the levels of performance verified in one reading-writing task applied to students of Celpe-Bras Preparatory course. The theoretical conception, which guides this work, is the Bakhtinian perspective of language and the concept of speech genre defined as “relatively stable types of utterance”. This concept of language presents compatible characteristics with the conception that guides the Portuguese for Foreigners Proficiency Exam (Celpe-Bras), which understands langua ...
This work aims to describe the levels of performance verified in one reading-writing task applied to students of Celpe-Bras Preparatory course. The theoretical conception, which guides this work, is the Bakhtinian perspective of language and the concept of speech genre defined as “relatively stable types of utterance”. This concept of language presents compatible characteristics with the conception that guides the Portuguese for Foreigners Proficiency Exam (Celpe-Bras), which understands language as “a conjunct action between participants with a social purpose” (SCHLATTER et al., 2009). According to the Bakhtinian concept of speech genre, proficiency in an additional language is understood as “the ability to produce adequate utterances within certain speech genres, configuring the interlocution in a manner adequate to the production context and the communicative purpose” (SCHOFFEN, 2009). Taking into account this notion of proficiency, this work also has the objective to verify how the constituent elements of task statements, which articulate the proposed communication situation, are considered at the time of evaluating written texts in response to the exam tasks. For this, we used task IV of the 2015/2 edition of Celpe-Bras and we analyzed 22 texts from students of Celpe-Bras Preparatory course, and the assessment parameters, which are used in the evaluation of the Written Part of Celpe-Bras. As results of these analyses, we described the levels of student performance, transforming the general parameters of the exam into specific parameters for this task, and analyzing what each level presented in this task. The analysis and the description of the levels of performance accomplished in this work contribute to foment the discussion of the differences between the levels evaluated in the Written Part of Celpe-Bras and they can collaborate with the qualification of teacher-evaluators for preparatory courses of the exam. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License