Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho identifica e analisa as necessidades e perfil de alunos de graduação de um curso de matemática na UFRGS com relação a um glossário da área de especialidade em questão. A partir dos levantamentos e análises realizados, o objetivo da pesquisa é estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de um glossário online bilíngue em línguas inglesa e portuguesa com termos da área da matemática a partir das necessidades dos alunos da graduação em matemática. O trabalho utiliza os princípios t ...
Este trabalho identifica e analisa as necessidades e perfil de alunos de graduação de um curso de matemática na UFRGS com relação a um glossário da área de especialidade em questão. A partir dos levantamentos e análises realizados, o objetivo da pesquisa é estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de um glossário online bilíngue em línguas inglesa e portuguesa com termos da área da matemática a partir das necessidades dos alunos da graduação em matemática. O trabalho utiliza os princípios teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (Cabré, 1999), da Lexicografia Especializada Pedagógica (Fuertes - Oliveira, 2008, 2010), do ensino de Língua Inglesa para Fins Específicos (Hutchinson e Waters, 1987) e da Linguística de Corpus (Berber Sardinha, 2004) para atingir o objetivo proposto. O processo de identificação do perfil e das necessidades dos alunos, quanto a termos, estratégias de pesquisa, artigos utilizados e expectativas com relação a um glossário, aconteceu através de atividades desenvolvidas durante as aulas da disciplina de Inglês Instrumental e de um questionário online aplicado a um grupo de alunos de graduação. Os resultados do trabalho servem de insumo para construir parâmetros para a elaboração de dicionários especializados. ...
Abstract
This project identifies and analyzes the needs and profile of undergraduate students of a Math course at UFRGS concerning a glossary. From the analyses and surveys conducted, the objective of this research is to establish parameters to the development of an online glossary in Portuguese and English with terms in the field of Math based on the needs of undergraduate students of Math. For this paper are used the theoretical principles of Communicative Theory of Terminology (Cabré, 1999), Pedagogi ...
This project identifies and analyzes the needs and profile of undergraduate students of a Math course at UFRGS concerning a glossary. From the analyses and surveys conducted, the objective of this research is to establish parameters to the development of an online glossary in Portuguese and English with terms in the field of Math based on the needs of undergraduate students of Math. For this paper are used the theoretical principles of Communicative Theory of Terminology (Cabré, 1999), Pedagogical Specialized Lexicography (Fuertes - Oliveira, 2008, 2010), teaching of English for Specific Purposes (Hutchinson and Waters, 1987) and Corpus Linguistics (Berber Sardinha, 2004) to achieve the intended goals. The process of identifying needs and profile of students, concerning terms, research strategies, articles used and expectations regarding a glossary, took place through tasks performed during the classes of the course Inglês Instrumental and an online questionnaire applied to a group of undergraduate students. The project results present parameters to the creation of specialized dictionaries. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Letras (1237)
Este item está licenciado na Creative Commons License