Representações das identidades nacionais argentina e brasileira nas canções interpretadas por Carlos Gardel e Carmen Miranda (1917-1940)
dc.contributor.advisor | Wasserman, Claudia | pt_BR |
dc.contributor.author | Kerber, Alessander Mario | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-05-12T04:12:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/15750 | pt_BR |
dc.description.abstract | Na presente tese de doutorado focalizamos as músicas gravadas por Carlos Gardel (1917 a 1935) e por Carmen Miranda (1930 a 1940), articulando-as com a imagem e a performance dos artistas, as quais podem ser observadas na audição das gravações, nos filmes dos quais participaram e em fotos divulgadas em revistas da época, para analisar as representações das identidades nacionais argentina e brasileira do período. Considerando que tal período é, exatamente, o de emergência de determinados meios de comunicação de massas (a indústria fonográfica, o rádio e o cinema), observa-se que estes dois artistas tornaram-se ídolos nacionais através destes meios e foram mediadores na construção das identidades nacionais. Desta forma, estabeleceram, nas representações contidas em suas músicas, imagem e performance, relações entre a identidade nacional e outras identidades já existentes anteriormente entre seu público. Neste trabalho, analisamos também estas relações, especialmente da identidade nacional com as identidades populares e de elite, com as identidades étnicas e regionais. | pt |
dc.description.abstract | In this doctorate thesis we remarked the music recorded by Carlos Gardel (1917- 1935) and Carmen Miranda (1930-1940) matching image and performance of these artists, which can be look on hearing recorded, in the movies that both played a part in and in the photos published in magazines in that time, to analyze the Brazilian and Argentine national identity. Regarding that epoch exactly the development of the mass media (phonografic industry, radio and cinema) we can realize these artists became national idols by these communications and they were mediators that national identity form. By this way, they established, in their musics, images and performances representations relationship between national identity and others identities just extant before among their public. In this thesis we analyze these relationship especially of national identity with popular and elite identity, with ethnic identity and regional identity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Argentine national identity | en |
dc.subject | Identidade nacional | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Representations | en |
dc.subject | Argentina | pt_BR |
dc.subject | Brazilian national identity | en |
dc.subject | Gardel, Carlos, 1890-1935 | pt_BR |
dc.subject | Miranda, Carmem, 1909-1955 | pt_BR |
dc.subject | História cultural | pt_BR |
dc.title | Representações das identidades nacionais argentina e brasileira nas canções interpretadas por Carlos Gardel e Carmen Miranda (1917-1940) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000594877 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2007 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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