Contribuições de um programa de acompanhamento baseado na abordagem pikleriana para a promoção da qualidade das interações educadora-bebê
dc.contributor.advisor | Piccinini, Cesar Augusto | pt_BR |
dc.contributor.author | Gabriel, Marília Reginato | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-06T02:41:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157507 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Infantil tem sido um importante contexto de desenvolvimento para muitas crianças. No caso de bebês, os cuidados, as interações educadora-bebê e os espaços precisam ser pensados para que atendam as necessidades individuais de cada um, considerando o momento delicado do seu desenvolvimento. Deste modo, a presente pesquisa investigou, em dois estudos, as contribuições do Programa de acompanhamento para educadoras de berçário – PROACEB, baseado na abordagem pikleriana, para a promoção da qualidade das interações educadora-bebê. O Estudo 1 investigou, a partir dos relatos de sete educadoras de dois berçários da rede pública municipal de Porto Alegre, as contribuições do PROACEB para a atividade autônoma do bebê, a organização do espaço e a rotina do berçário, bem como as competências das próprias educadoras na interação com o bebê. As contribuições do PROACEB foram examinadas através de entrevistas, realizadas antes e após a intervenção. Já o Estudo 2 apresenta um estudo de caso que investigou os relatos de uma educadora sobre os conteúdos de cada encontro do PROACEB em relação as mesmas categorias de análise, que buscou destacar as impressões da educadora sobre o PROACEB e os diálogos educadora-pesquisadora frente a cada conteúdo apresentado no acompanhamento. Os resultados de ambos os estudos revelaram que o PROACEB propiciou um espaço de escuta e sensibilização para os conteúdos abordados, bem como de troca de conhecimento. Além disto, contribuiu para a promoção da qualidade das interações educadora-bebê, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento da autonomia do bebê e organização do ambiente. A abordagem pikleriana, embasadora do PROACEB, se mostrou útil como ponto de partida para abordar conhecimentos e competências importantes para uma interação educadora-bebê de qualidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Early Childhood Education has been an important development context for many children. In the case of infants, the care, the child-educator interactions and the spaces must be designed to meet the individual needs, considering the delicate moment of its development. Thus, this research investigated in two studies, the contributions of the Monitoring Program for Nursery Educators – PROACEB, based on piklerian approach, to promote the quality of child-educator interactions. The Study 1 investigated, from reports of seven educators from two nurseries of the public services of Porto Alegre, PROACEB contributions to the autonomous activity of the child, the organization of space and the routine of the nursery as well as the educators’ skills to interaction with the child. The PROACEB contributions were examined through interviews conducted before and after the intervention. While Study 2 presents a case study which investigated reports of an educator on the contents of each PROACEB meeting, in relation to the same categories of analysis. It sought to highlight the impressions of the educator on PROACEB and educator-researcher dialogues in front of each content approached on the monitoring. The results of both studies revealed that PROACEB provided a space for listening and awareness of the content covered, as well as exchange of knowledge. In addition, it contributed to the promotion of the quality of the child-educator interactions, especially with regard to the recognition of the child's autonomy and organization of the environment. The piklerian approach that based the PROACEB, proved useful as a starting point for addressing important knowledge and skills for a child-educator quality interaction. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pikler, Emmi, 1902-1984 | pt_BR |
dc.subject | Infants | en |
dc.subject | Child care | en |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Bebê | pt_BR |
dc.subject | Child day care | en |
dc.subject | Early childhood educators | en |
dc.subject | Creches | pt_BR |
dc.subject | Comportamento de cuidado da criança | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educadores infantis | pt_BR |
dc.title | Contribuições de um programa de acompanhamento baseado na abordagem pikleriana para a promoção da qualidade das interações educadora-bebê | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001019904 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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