Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens

Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Apresenta a percepção dos jovens em relação às leituras de obras literárias e cinematográficas através de um estudo de caso múltiplo. Arrola os conceitos de leitura, a criação de sentidos e conexões proporcionadas pela leitura. Enfoca os diferentes níveis durante o processo de leitura. Aborda os conceitos e as funções da literatura, na vida pessoal e social do indivíduo, como fonte de conhecimento, como criadora de identidade e comunidade e ainda como fonte de reflexão sobre a humanidade. Conte ...
Apresenta a percepção dos jovens em relação às leituras de obras literárias e cinematográficas através de um estudo de caso múltiplo. Arrola os conceitos de leitura, a criação de sentidos e conexões proporcionadas pela leitura. Enfoca os diferentes níveis durante o processo de leitura. Aborda os conceitos e as funções da literatura, na vida pessoal e social do indivíduo, como fonte de conhecimento, como criadora de identidade e comunidade e ainda como fonte de reflexão sobre a humanidade. Contextualiza o surgimento do cinema, e as várias transformações sofridas desde os seus primórdios até sua consolidação como forma de arte voltada para todos os públicos. Aponta as afinidades e diferenças de linguagem entre o cinema e a literatura, e os processos relativos à adaptação da linguagem textual para a cinematográfica realizados com mais frequência. Esclarece as posições dos defensores e críticos das adaptações. Reafirma o papel da biblioteca como espaço social, de aprendizagem, criatividade e lazer dentro da escola. Utiliza como método de coleta de dados dois grupos focais, e como instrumento adicional, questionário objetivo e lista de obras literárias para cada um dos grupos focais. Examina as motivações para os jovens lerem obras literárias que já conhecem a partir de suas adaptações para o cinema ou ainda o contrário. Identifica se o jovem considera assistir filmes como uma forma de leitura. Aponta as escolhas dos jovens sobre a linguagem escrita e a cinematográfica como primeira opção de leitura. Conclui que o cinema pode incentivar a leitura e que a forma como o ensino de literatura é realizado na escola desmotiva os jovens a ler. ...
Abstract
It presents the perception of youngsters in relation to the reading of literary works and cinematographic through a multiple case study. It enumerates the concepts of reading, the creation of meanings and connections provided by reading. It focuses the different levels that occur during the reading process. It discusses the concepts and functions of literature in personal and social life, as a source of knowledge, as a means to make up identity and community, and as a source of reflection about ...
It presents the perception of youngsters in relation to the reading of literary works and cinematographic through a multiple case study. It enumerates the concepts of reading, the creation of meanings and connections provided by reading. It focuses the different levels that occur during the reading process. It discusses the concepts and functions of literature in personal and social life, as a source of knowledge, as a means to make up identity and community, and as a source of reflection about humankind. It contextualizes the appearance of cinema, and the various transformations that have happened, since its beginning, until it was consolidated as an art form for any audience. It points out the similarities and differences of the language used in cinema and in literature, and the processes related to the adaptation of text to cinema, which often takes place. It clarifies the positions of advocates and detractors of adaptations. It reaffirms the role of the school library as a social space, where learning, creativity and leisure can take place. It uses as a method of data collection two focus groups, and as an additional instrument, an objective questionnaire and a list of literary works for each of the focus groups. It examines the motivations for youngsters to read literary works they already know from their film adaptations or the opposite. It identifies whether the youngster considers watching movies as a form of reading. It points out young people's choices about written language and film as the first reading option. It concludes that the cinema can encourage the reading and that the form that the teaching of literature is carried out in the school discourages the youth to read. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (816)
Este item está licenciado na Creative Commons License
