Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBonotto, Martha Eddy Krummenauer Klingpt_BR
dc.contributor.authorCosta, Gilberta Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:37:12Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157361pt_BR
dc.description.abstractApresenta a percepção dos jovens em relação às leituras de obras literárias e cinematográficas através de um estudo de caso múltiplo. Arrola os conceitos de leitura, a criação de sentidos e conexões proporcionadas pela leitura. Enfoca os diferentes níveis durante o processo de leitura. Aborda os conceitos e as funções da literatura, na vida pessoal e social do indivíduo, como fonte de conhecimento, como criadora de identidade e comunidade e ainda como fonte de reflexão sobre a humanidade. Contextualiza o surgimento do cinema, e as várias transformações sofridas desde os seus primórdios até sua consolidação como forma de arte voltada para todos os públicos. Aponta as afinidades e diferenças de linguagem entre o cinema e a literatura, e os processos relativos à adaptação da linguagem textual para a cinematográfica realizados com mais frequência. Esclarece as posições dos defensores e críticos das adaptações. Reafirma o papel da biblioteca como espaço social, de aprendizagem, criatividade e lazer dentro da escola. Utiliza como método de coleta de dados dois grupos focais, e como instrumento adicional, questionário objetivo e lista de obras literárias para cada um dos grupos focais. Examina as motivações para os jovens lerem obras literárias que já conhecem a partir de suas adaptações para o cinema ou ainda o contrário. Identifica se o jovem considera assistir filmes como uma forma de leitura. Aponta as escolhas dos jovens sobre a linguagem escrita e a cinematográfica como primeira opção de leitura. Conclui que o cinema pode incentivar a leitura e que a forma como o ensino de literatura é realizado na escola desmotiva os jovens a ler.pt_BR
dc.description.abstractIt presents the perception of youngsters in relation to the reading of literary works and cinematographic through a multiple case study. It enumerates the concepts of reading, the creation of meanings and connections provided by reading. It focuses the different levels that occur during the reading process. It discusses the concepts and functions of literature in personal and social life, as a source of knowledge, as a means to make up identity and community, and as a source of reflection about humankind. It contextualizes the appearance of cinema, and the various transformations that have happened, since its beginning, until it was consolidated as an art form for any audience. It points out the similarities and differences of the language used in cinema and in literature, and the processes related to the adaptation of text to cinema, which often takes place. It clarifies the positions of advocates and detractors of adaptations. It reaffirms the role of the school library as a social space, where learning, creativity and leisure can take place. It uses as a method of data collection two focus groups, and as an additional instrument, an objective questionnaire and a list of literary works for each of the focus groups. It examines the motivations for youngsters to read literary works they already know from their film adaptations or the opposite. It identifies whether the youngster considers watching movies as a form of reading. It points out young people's choices about written language and film as the first reading option. It concludes that the cinema can encourage the reading and that the form that the teaching of literature is carried out in the school discourages the youth to read.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.subjectJuvenile literatureen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectBooksen
dc.subjectFilmsen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectSchool libraryen
dc.titleLiteratura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013551pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples