O empoderamento feminino através do esporte: posicionamento da Always Brasil na campanha #TipoMenina no Facebook
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Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo tem como tema central o posicionamento de marca a partir de estratégias de divulgação tencionando o público-alvo. O objetivo geral da pesquisa é compreender o posicionamento da marca Always Brasil, de propriedade da P&G, a partir da análise do conteúdo de suas publicações, referentes à campanha #TipoMenina, na rede social Facebook, e sua relação com o mote de empoderamento feminino através do esporte. A pesquisa é de abordagem exploratória e tem como métodos a pesquisa bibliog ...
O presente estudo tem como tema central o posicionamento de marca a partir de estratégias de divulgação tencionando o público-alvo. O objetivo geral da pesquisa é compreender o posicionamento da marca Always Brasil, de propriedade da P&G, a partir da análise do conteúdo de suas publicações, referentes à campanha #TipoMenina, na rede social Facebook, e sua relação com o mote de empoderamento feminino através do esporte. A pesquisa é de abordagem exploratória e tem como métodos a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. A partir da pesquisa bibliográfica, são abordados conceitos relacionados ao empoderamento feminino, à igualdade de gênero e o contexto da inserção das mulheres no esporte e o seu empoderamento através do esporte; além de discorrer sobre conceitos de marketing, marca e brand equity, com enfoque no posicionamento de marca e seus conceitos, além de apresentar concepções sobre o papel que o profissional de Relações Públicas exerce nesse cenário da comunicação. O estudo teve como objeto a campanha #TipoMenina - em sua terceira fase - veiculada nas páginas da P&G e Always Brasil na rede social Facebook no decurso das Olimpíadas Rio 2016. Como técnicas de análise dos dados, foram utilizadas a análise documental e a análise de conteúdo. O recorte da pesquisa foi o evento das Olimpíadas Rio 2016, no qual foram analisadas 15 publicações realizadas pela Always Brasil e pela P&G em suas respectivas fanpages no Facebook, no período de 04 a 21 de agosto de 2016. Os principais resultados levantados foram os discursos utilizados no conteúdo das publicações. Sendo assim, este estudo permitiu concluir que, a partir da análise do conteúdo exposto pela Always Brasil em sua fanpage, o posicionamento da marca em relação ao empoderamento feminino através do esporte se faz presente fundamentalmente no discurso incentivador e empoderador que a organização emprega em seus posts. ...
Abstract
The present study has as its central theme the brand positioning from publicity strategies intended audience. The overall goal of this research is to understand the position of the brand Always Brazil, owned by P&G, from the analysis of the content of their publications, referring to the campaign #TipoMenina, on the social network Facebook, and its relationship with the motto of empowering women through sport. The research is exploratory approach and has as methods to literature and and content ...
The present study has as its central theme the brand positioning from publicity strategies intended audience. The overall goal of this research is to understand the position of the brand Always Brazil, owned by P&G, from the analysis of the content of their publications, referring to the campaign #TipoMenina, on the social network Facebook, and its relationship with the motto of empowering women through sport. The research is exploratory approach and has as methods to literature and and content analysis. From the literature, are discussed concepts related to female empowerment, gender equality and the context of the insertion of women in sport and their empowerment through sport; In addition to talking about concepts of marketing, branding and brand equity, with a focus on brand positioning and its concepts, besides presenting conceptions about the role that the professional public relations exercises in this scenario of communication. The study had as its object the campaign #TipoMenina - in its third phase - published on the pages of the P&G and Always Brazil on Facebook social network during the Olympics Rio 2016. As techniques of data analysis, we used the documentary analysis and content analysis. The part of the research was the event of the Olympics Rio 2016, in which we analyzed 15 publications made by the Always Brazil and by P&G in their fanpages on Facebook, in the period of 04 to 21 August 2016. The main results raised were the words used in the content of the publications. Thus, this study allowed us to conclude that, based on the analysis of the contents exposed by Always Brazil in your fanpage, the brand positioning in relation to the feminine empowerment through sport is present primarily in the discourse that encourages and empoderador that the organization employs in your posts. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1830)
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