Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHentschke, Lianept_BR
dc.contributor.authorNeves, Gina Samoapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-28T02:22:49Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157213pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa foi investigar o perfil e as crenças de autoeficácia dos professores de música que atuam nos anos finais do ensino fundamental. O referencial teórico baseou-se na Teoria da Autoeficácia de Albert Bandura (1997). A Autoeficácia refere-se à percepção da pessoa sobre sua capacidade para aprender ou desempenhar uma determinada tarefa. As crenças de autoeficácia são formadas através de quatro fontes principais: experiência de domínio, experiência vicária, persuasões sociais e estados somáticos e emocionais. O presente trabalho utiliza um recorte de dados da pesquisa intitulada “Mapeamento dos Professores que Trabalham com Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica: Um Survey sobre sua Formação, Atuação e Crenças de Autoeficácia”, realizada pelo grupo de pesquisa Formação e Atuação do Profissional em Música (FAPROM), coordenado pela professora doutora Liane Hentschke. A abordagem metodológica é de caráter quantitativo, utilizando como método o survey baseado na internet. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário autoadministrado de caráter fechado, armazenado na plataforma online SurveyMonkey. A amostra da presente pesquisa é composta por 161 professores de música que atuam nos anos finais do ensino fundamental de todas as regiões do Brasil. Os resultados desta pesquisa demonstraram que os professores que compõem a amostra, em geral, apresentam níveis elevados de crenças de autoeficácia, pois atribuíram altos índices aos itens de cada dimensão investigada. Foi possível inferir que os professores possuem crenças de autoeficácia mais enfraquecidas na dimensão “Lidar com Mudanças e Desafios”, uma vez que a foi atribuído o escore menos elevado. Os dados levantados indicaram que os professores de música com mais de 40 anos de idade e mais de 11 anos de experiência docente atribuíram escores mais elevados às dimensões das crenças de autoeficácia investigadas. Este trabalho contribui para a ampliação do pequeno conjunto de dados disponível a respeito do perfil dos professores de música em nosso país. Além disso, traz novos dados que podem auxiliar nas discussões sobre políticas públicas de incentivo à formação inicial e continuada desses professores.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this research was to investigate the profile and beliefs of self-efficacy of music teachers who work in the final years of elementary school in Brazil. The theoretical background was based on Albert Bandura's Theory of Self-efficacy (1997). According to this author, self-efficacy refers to a person's perception of their ability to learn or perform a particular task. The beliefs of self-efficacy are based in four sources principles: enactive mastery experience, vicarious experience, verbal persuasion and physiological and affective states. The present work uses a dicing of data from a biggest project entitled "Mapping of Teachers Working with Music Teaching in Basic Education Schools: A Survey on Their Formation, Performance and Beliefs of Self-efficacy", carried out by the Professional Training and Acting Research group In Music (FAPROM), coordinated by the professor doctor Liane Hentschke. The methodological approach is quantitative and applies internet-based survey. A self-administered closed-ended form stored online at SurveyMonkey platform was used for data collection. The sample of the present research is composed of 161 music teachers who work in the final years of elementary education in all regions of the country The results of this research indicated that, in general, the interviewed teachers presented high levels of self-efficacy beliefs, as they attributed high indexes to the investigated items in each dimension. The lowest score was attributed to the dimension “Dealing with Changes and Challenges” and, thus, it was possible to infer that the teachers have weaker beliefs of self-efficacy in this dimension. The collected data showed that music teachers with more than 40 years of age and more than 11 years of teaching experience are those who attributed higher scores to the dimensions of self-efficacy beliefs. This work contributes to the expansion of the small dataset available regarding the profile of music teachers in our country. In addition, it brings new valuable data, which may contribute to discussions about public policies to reformulate the initial and encourage the continuous formation of these teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectmusic teacheren
dc.subjectProfessor de músicapt_BR
dc.subjectbasic schoolen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectself-efficacyen
dc.subjectAutoeficáciapt_BR
dc.subjectCrençapt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.titleO perfil e as crenças de autoeficácia de professores de música dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001019003pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples