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dc.contributor.advisorPalombini, Analice de Limapt_BR
dc.contributor.authorBarboza, Rita Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-28T02:22:23Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157198pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem como tema os encontros da pesquisadora, como palhaça e como psicóloga, com os trabalhadores nos espaços de práticas de educação permanente em saúde mental. Tais encontros acontecem a partir das intervenções da palhaça Dulcinóia, encarnada na pesquisadora através da máscara do nariz vermelho, tanto nas práticas de educação permanente em saúde mental como no exercício da pesquisa. As intervenções de palhaço na educação em saúde mental foram designadas como intervenções riso-clínicas. Assim, discutem-se as relações da palhaçaria com a saúde mental a partir das experiências vividas e as possíveis invenções sobre diferentes modos de trabalhar e de cuidar neste contexto. As experiências são narradas e desenvolvidas a partir da metodologia do ensaio sobre as cenas vividas. Buscou-se aproximar dois diferentes modos de estar no mundo, o do palhaço e o do trabalhador em saúde, apostando na potência do riso, da introdução de inusitados e do encontro com a diferença proporcionados pela palhaçaria.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation has as its theme the researcher’s meetings as clown and as psychologist with the workers in the spaces of permanent education practices in mental health. Such meetings take place from the interventions of the clown Dulcinóia, embodied in the researcher through the mask of the red nose, both at the permanent education practices in mental health and in the exercise of the research. The clown interventions in mental health education were termed laugh-clinic interventions. Thus, the relationships of clown techniques with mental health from the lived experiences and possible inventions on different ways of working and caring in this context are discussed. The experiences are narrated and developed from the methodology of the essay on the lived scenes. The aim was to bring closer two different ways of being in the world, the clown’s and the health worker’s, betting on the power of the laughter, of the introduction of unusual and of the encounter with the difference provided by the clowning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectClownen
dc.subjectMental Healthen
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectPessoal de saúdept_BR
dc.subjectPermanent Educationen
dc.subjectLaugh-Clinicen
dc.subjectRisopt_BR
dc.subjectPalhaçopt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.titleIntervenções riso-clínicas : entre palhaços e trabalhadores na educação permanente em saúde mentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001018859pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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