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dc.contributor.advisorOliven, Ruben Georgept_BR
dc.contributor.authorIrisarri, Victoriapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-21T02:35:04Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156969pt_BR
dc.description.abstractAs formas de produção cultural contemporâneas no Brasil – como em outras partes do mundo –, junto com a consolidação das tecnologias digitais de informação e comunicação, articularam formas sociais emergentes que colocam em tensão as divisões e abrem novas interrogações sobre as fronteiras entre produção cultural, política e mercado. Esta tese é uma etnografia sobre novas formas de produção cultural. Explora algumas das práticas do movimento artístico-cultural Fora do Eixo, movimento surgido na última década que se caracteriza por sua organização através de coletivos articulados em rede e pelo uso de tecnologias digitais para o trabalho. Por meio de uma análise dos sentidos que o Fora do Eixo associa às práticas de circular e contar, bem como de suas estratégias de hackeamento e das formas de ressignificar a vida íntima, esta tese procura dar conta da importância de redefinir as abordagens analíticas para este tipo de movimento. Em última instância, este estudo tem como objetivo re-enquadrar a análise institucional da produção cultural, e os movimentos sociais e culturais, transcendendo as simplificações analíticas para entender os modos de mediação entre cultura, política e mercado que esses movimentos produzem em seus próprios termos.pt_BR
dc.description.abstractForms of contemporary cultural production in Brazil – as elsewhere in the world –, along with the consolidation of digital technologies of information and communication, have articulated emerging social forms that put strain and open new questions on the boundaries between cultural production, the political and the market. This thesis is an ethnography of novel forms of cultural production. In particular, it explores some of the practices of the artistic and cultural movement Fora do Eixo, that emerged in the last decade, which is characterized by its organization in an articulated collective network and the use of digital technologies for work. Through the analysis of some of the meanings that Fora do Eixo gives to certain actions such as circulating and counting, as well as their hacking strategies and their ways to redefine intimate life, this thesis seeks to give account of the importance of redefining the analytical approaches for this type of movements. Ultimately, this study aims at re-framing the institutional analysis of cultural production, and social and cultural movements, by transcending the analytical simplifications to understand the modes of mediation among culture, politics and the market that these movements produce in their own terms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural productionen
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectArtistic-cultural movementen
dc.subjectProdução culturalpt_BR
dc.subjectMovimento culturalpt_BR
dc.subjectModes of mediationen
dc.subjectPolíticas culturaispt_BR
dc.subjectMarketen
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectHackerspt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleFora do Eixo, dentro do mundo : política, mercado e vida cotidiana em um movimento brasileiro de produção culturalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001017501pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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