Análise de tarefas de reflexão linguística em um livro didático comprometido com a promoção do letramento
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Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar as características de tarefas de reflexão linguística (RL) (RS, 2009; SIMÕES et al, 2012), visando a sistematizar orientações para a elaboração de tarefas desse tipo. O debate sobre a prática de RL coloca-se em contraponto ao ensino tradicional de gramática ao se eleger, afiliando-se a uma concepção interacionista de linguagem, o texto como objeto de ensino da aula de Língua Portuguesa e Literatura (LPL), conforme orientam os documentos de referência pa ...
Este trabalho tem por objetivo investigar as características de tarefas de reflexão linguística (RL) (RS, 2009; SIMÕES et al, 2012), visando a sistematizar orientações para a elaboração de tarefas desse tipo. O debate sobre a prática de RL coloca-se em contraponto ao ensino tradicional de gramática ao se eleger, afiliando-se a uma concepção interacionista de linguagem, o texto como objeto de ensino da aula de Língua Portuguesa e Literatura (LPL), conforme orientam os documentos de referência para a educação brasileira (BRASIL, 1998; 2002). Nesse sentido, buscamos compreender (i) como os recursos linguísticos são abordados em um livro didático (LD) comprometido com a promoção do letramento? e (ii) quais são as características das tarefas de RL nesse tipo de LD? Para tal, realizamos uma análise qualitativa de um módulo, composto por cinco unidades didáticas, do LD “Português: uma proposta para o letramento”, de Magda Soares, publicado em 2002 pela editora Moderna, e cujo outro livro da mesma coleção havia sido analisada em Gil e Simões (2015) Verificou-se que os recursos linguísticos foram tanto abordados através da análise quanto do uso nesse LD. Como características das tarefas de RL desse LD, notamos que o foco é nos fatos da língua (RS, 2009; SIMÕES et al, 2012); a metodologia utilizada é a reflexiva (RS, 2009; MENDONÇA, 2006; SIMÕES et al, 2012); a explicação sobre algum fenômeno ou recurso linguístico parte das ocorrências nos textos; a utilização de nomenclatura gramatical é compatível com o nível de ensino (BRASIL, 1998; RS, 2009; GIL; SIMÕES, 2015); e as tarefas de RL são integradas à leitura dos textos (BRASIL, 1998; RS, 2009; MENDONÇA, 2006; SIMÕES et al, 2012). O LD está, portanto, como nos sugeriram Gil e Simões (2015), em consonância com as propostas teóricas para a prática de RL. Por conta disso, consideramos esse LD um bom exemplo para ilustrar a professores em formação como se pode elaborar tarefas de RL. Ademais, este estudo visa a contribuir, dentro de suas limitações, com a discussão teórica sobre o lugar da gramática em uma aula de LPL que tem o texto como objeto de ensino. ...
Abstract
The present work aims at investigating the characteristics of linguistic reflection tasks (RS, 2009; SIMÕES et al, 2012) with the intention of systematizing orientations for the elaboration of such tasks. Contrasting with the traditional teaching of grammar, the debate about linguistic reflection practices arises as text is pointed out, by national documents that guide Brazilian education, as the teaching object of Portuguese and Literature (PL) classes at school, which is supported by an inter ...
The present work aims at investigating the characteristics of linguistic reflection tasks (RS, 2009; SIMÕES et al, 2012) with the intention of systematizing orientations for the elaboration of such tasks. Contrasting with the traditional teaching of grammar, the debate about linguistic reflection practices arises as text is pointed out, by national documents that guide Brazilian education, as the teaching object of Portuguese and Literature (PL) classes at school, which is supported by an interactionist conception of language. Thus, we seek to understand (i) how linguistic resources are approached in a textbook committed to promoting literacy? And (ii) what are the characteristics of the linguistic reflection tasks in this type of textbook? To this end, we undertake a qualitative analysis of a module, composed of five teaching units, from the textbook “Português: uma proposta para o letramento” by Magda Soares, which was published in 2002 by Moderna - Gil & Simões (2015) analyzed in their paper another book from the same collection It was found that in those five units the language resources were handled through tasks that required both their analysis and use. We noticed that, as characteristics of linguistic reflection tasks from this textbook, the focus is on language facts (RS, 2009; SIMÕES et al, 2012); the methodology used is reflexive (RS, 2009; MENDONÇA, 2006; SIMÕES et al, 2012); the explanation of any phenomenon or linguistic resource began with occurrences from texts being read; the use of grammatical terminology is compatible with the level of education (BRASIL, 1998; RS, 2009; GIL; SIMÕES, 2015); the linguistic reflection tasks are integrated with the reading of the texts (BRASIL, 1998; RS, 2009; MENDONÇA, 2006; SIMÕES et al, 2012). Furthermore, the textbook is in line with theoretical proposals for the practice of linguistic reflection as suggested in Gil & Simões (2015). We consider, therefore, this textbook a good example to illustrate to the teachers in training how they can prepare linguistic reflection tasks. Additionally, this study aims at contributing, within their limitations, to theoretical discussions about the place of grammar in the PL class that has texts as the teaching object. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1219)
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