Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética
View/ Open
Date
2008Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Por uma pedagogia a pé: a caminhada como construção poética. Esta pesquisa investiga o ato de caminhar como (uma forma de) construção poética, entendendo-o não como um meio para se chegar a algum lugar, mas como uma ação com fim em si mesma. Como ferramenta de atravessamento - do caminhante para com o caminhado e do caminhado para com quem o caminha. Para isso, parte das discussões geradas por Walter Benjamin, Michel de Certeau e Jan Masschelein acerca da caminhada como prática poética e possib ...
Por uma pedagogia a pé: a caminhada como construção poética. Esta pesquisa investiga o ato de caminhar como (uma forma de) construção poética, entendendo-o não como um meio para se chegar a algum lugar, mas como uma ação com fim em si mesma. Como ferramenta de atravessamento - do caminhante para com o caminhado e do caminhado para com quem o caminha. Para isso, parte das discussões geradas por Walter Benjamin, Michel de Certeau e Jan Masschelein acerca da caminhada como prática poética e possibilidade pedagógica. A presente pesquisa tem como objetivo, assim, aprofundar o entendimento da caminhada como atravessamento poético pedagógico a partir da realização de uma série de experiências ambulatórias compartilhadas e de um panorama histórico do caminhar - desde a “construção” do ser caminhante (tendo como base as idéias de Paola Jacques Berenstein e Roberto Muggiati), passando pelo surgimento das cidades (Massimo Canevacci e Robert M. Pechman) até a compreensão/apropriação da caminhada como ação poética (séculos XIX e XX), destituída de objetivo geográfico e destino físico. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License