De professor a aprendiz
View/ Open
Date
2008Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho pretende sensibilizar para um olhar mais atento nas práticas de dança que são desenvolvidas na educação infantil, abordando a colaboração como estratégia para estabelecer uma relação do ensino com a aprendizagem. Busca-se um lugar para o corpo-sujeito na educação, pensando de que forma se dá a inserção deste corpo neste processo, aproximando-se conceitualmente de José Gil, que postula que devemos impregnar-nos de um objeto para que possamos sê-lo, juntamente com Virginia Kastrup q ...
Este trabalho pretende sensibilizar para um olhar mais atento nas práticas de dança que são desenvolvidas na educação infantil, abordando a colaboração como estratégia para estabelecer uma relação do ensino com a aprendizagem. Busca-se um lugar para o corpo-sujeito na educação, pensando de que forma se dá a inserção deste corpo neste processo, aproximando-se conceitualmente de José Gil, que postula que devemos impregnar-nos de um objeto para que possamos sê-lo, juntamente com Virginia Kastrup que considera as possibilidades de uma cognição inventiva, que diz respeito não só a forma de resolver os problemas, mas de inventar outra forma de propôlos. Percorre-se o espaço da educação infantil, onde a pesquisadora ministrou quatro aulas numa escola da rede privada de Porto Alegre. Para essas aulas usou-se instrumentos como diário de campo, registro em foto e vídeo, no que diz respeito à dança procurou-se traçar uma possível relação de relativização do papel social do professor baseado no que diz Foucault sobre os jogos de poder. A pesquisa apontou a necessidade de pensar como está o corpo na educação, pois durante as tentativas de elaborar uma relação colaborativa, constatou-se que havia uma defasagem no que tange o entendimento da abertura para uma intervenção dos alunos na estrutura de aulas trazida pelo professor. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License