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dc.contributor.advisorSantos, Regina Antunes Teixeira dospt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Andrei Liquer Soares dept_BR
dc.date.accessioned2017-04-12T02:25:35Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156636pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investigou a comunicação de emoção nos Ponteios nos 6, 9 e 48 de Camargo Guarnieri, tendo por perspectiva emocional básica o amor, em seus diferentes tipos. A pesquisa contou com a participação de 100 ouvintes, sendo 50 Músicos e 50 Não músicos. As estratégias metodológicas envolveram: duas versões (áudio) de uma mesma performance (genuína e manipulada) e questionário de escolha-forçada (seleção de emoção atribuída e parâmetro expressivo/estrutural relevante). Como fundamentos para construção dos produtos de performances, além do texto musical com as indicações expressivas de Guarnieri, o próprio intérprete sugeriu também outra opção de emoção para cada ponteio. O modelo protótipo de emoções básicas foi escolhido como referencial para seleção dos termos que melhor traduzissem as intenções do intérprete. O Ponteio nº 6 foi aquele cujas emoções pretendidas foram mais perceptíveis ao ouvinte. O Ponteio nº 48 foi o menos comunicado, e aquele que mais sofreu diferenciações nas escolhas dos aspectos musicais entre os dois grupos de ouvintes. Em geral, a melodia, o andamento e a dinâmica foram os aspectos musicais mais perceptíveis e relevantes às escolhas dos dois grupos nos três ponteios.pt_BR
dc.description.abstractThe present work investigated the communication of emotions in Camargo Guarnieri´s Ponteios no. 6, 9 and 48, bearing as basic emotional perspective the love, in its different types. The research had the participation of 100 listeners, being 50 Musicians and 50 Non musicians. The methodological strategies involved: two versions (audio) of the same performance (genuine and manipulated) and a forced-choice questionnaire (attributed emotion selection and relevant expressive/structural parameters). For the construction of the performance products, besides the expressive indications of Guarnieri on the score, the interpreter himself also suggested another option of emotion for each ponteio. The prototype model of basic emotions was chosen as reference for selecting the terms that best translated the interpreter's intentions. Ponteio no. 6 was the best communicated, whose intended emotions were most noticeable to the listener. Ponteio no. 48 was the least communicated, and the one that most exhibited differentiations in the choices of the musical aspects between the two groups. In general, melody, tempo and dynamics were the most noticeable and relevant musical aspects for the choices of the two groups in the three ponteios.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmotion and musicen
dc.subjectGuarnieri, Camargo, 1907-1993pt_BR
dc.subjectPerception of emotionsen
dc.subjectEmoção (Música)pt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectPerformance (Música)pt_BR
dc.subjectLoveen
dc.subjectAmorpt_BR
dc.titlePerspectivas do amor em Três Ponteios de Camargo Guarnieri : um estudo sobre comunicação de emoçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001015792pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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