Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O esporte é prática mais utilizada como forma de difusão do movimento corporal na Educação Física Escolar. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) tal manifestação da cultura corporal deve ser ensinada na escola, englobando não somente o conceito e a prática de um grupo de esportes mais populares, como também deve ser dada a atenção àqueles socioculturalmente considerados como esportes alternativos. Nesse sentido, o estudo apresenta o relato das experiências pedagógicas que t ...
O esporte é prática mais utilizada como forma de difusão do movimento corporal na Educação Física Escolar. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) tal manifestação da cultura corporal deve ser ensinada na escola, englobando não somente o conceito e a prática de um grupo de esportes mais populares, como também deve ser dada a atenção àqueles socioculturalmente considerados como esportes alternativos. Nesse sentido, o estudo apresenta o relato das experiências pedagógicas que tinham como objetivo o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e psicossociais na prática do Hóquei sobre grama e indoor, utilizado como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizado nas aulas de Educação Física. As aulas foram realizadas durante o Estágio Docente de Educação Física no Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2015, com uma turma de terceiro ano, em uma Escola Estadual localizada no município de Porto Alegre. Nesse relato, serão analisadas experiências vividas no estágio docente organizado em quatro etapas: diagnóstico da escola e turma, construção do plano de ensino e planos de aula, reflexão sobre as aulas de Educação Física ministradas e avaliação do processo de ensino e aprendizado, registrados em diários de campo. O processo de ensino aprendizagem no hóquei possibilitou aos estudantes uma melhora nas habilidades motoras, no conhecimento do esporte, no trabalho coletivo, pois se sentiram desafiados na execução de atividades competitivas, lúdicas, prazerosas e ainda houve a possibilidade do aprendizado de um esporte que não conheciam. ...
Abstract
Sport is the most used practice as a form of diffusion of corporal movement in Physical School Education. According to the National Curriculum Parameters (PCN’s) such a manifestation of body culture should be taught at school, encompassing not only the concept and practice of a more popular sports group, but also attention should be paid to those socio-culturally considered as alternative sports. In this sense, the study presents the report of the pedagogical experiences that had as objective t ...
Sport is the most used practice as a form of diffusion of corporal movement in Physical School Education. According to the National Curriculum Parameters (PCN’s) such a manifestation of body culture should be taught at school, encompassing not only the concept and practice of a more popular sports group, but also attention should be paid to those socio-culturally considered as alternative sports. In this sense, the study presents the report of the pedagogical experiences that had as objective the development of the motor, cognitive and psychosocial abilities in the practice of Field and indoor Hockey, used as pedagogical resource in the process of teaching and learning in the classes of Physical Education. The classes were held during the Physical Education Teacher Training Stage in the second semester of 2015, with a third year class, in a State School located in the city of Porto Alegre. In this report, we will analyze experiences in the teaching stage organized in four stages: school and classroom diagnosis, construction of the teaching plan and lesson plans, reflection on the Physical Education classes taught and evaluation of the teaching and learning process, registered in field diaries. The process of teaching learning in hockey enabled students to improve their motor skills, knowledge of sports and collective work, as they felt challenged in performing competitive, playful and enjoyable activities, and there was also the possibility of learning a sport that did not Knew. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1266)
Este item está licenciado na Creative Commons License