Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGaya, Anelise Reispt_BR
dc.contributor.authorKlein, Kelli Daianapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-06T02:33:48Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156531pt_BR
dc.description.abstractO esporte é prática mais utilizada como forma de difusão do movimento corporal na Educação Física Escolar. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) tal manifestação da cultura corporal deve ser ensinada na escola, englobando não somente o conceito e a prática de um grupo de esportes mais populares, como também deve ser dada a atenção àqueles socioculturalmente considerados como esportes alternativos. Nesse sentido, o estudo apresenta o relato das experiências pedagógicas que tinham como objetivo o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e psicossociais na prática do Hóquei sobre grama e indoor, utilizado como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizado nas aulas de Educação Física. As aulas foram realizadas durante o Estágio Docente de Educação Física no Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2015, com uma turma de terceiro ano, em uma Escola Estadual localizada no município de Porto Alegre. Nesse relato, serão analisadas experiências vividas no estágio docente organizado em quatro etapas: diagnóstico da escola e turma, construção do plano de ensino e planos de aula, reflexão sobre as aulas de Educação Física ministradas e avaliação do processo de ensino e aprendizado, registrados em diários de campo. O processo de ensino aprendizagem no hóquei possibilitou aos estudantes uma melhora nas habilidades motoras, no conhecimento do esporte, no trabalho coletivo, pois se sentiram desafiados na execução de atividades competitivas, lúdicas, prazerosas e ainda houve a possibilidade do aprendizado de um esporte que não conheciam.pt_BR
dc.description.abstractSport is the most used practice as a form of diffusion of corporal movement in Physical School Education. According to the National Curriculum Parameters (PCN’s) such a manifestation of body culture should be taught at school, encompassing not only the concept and practice of a more popular sports group, but also attention should be paid to those socio-culturally considered as alternative sports. In this sense, the study presents the report of the pedagogical experiences that had as objective the development of the motor, cognitive and psychosocial abilities in the practice of Field and indoor Hockey, used as pedagogical resource in the process of teaching and learning in the classes of Physical Education. The classes were held during the Physical Education Teacher Training Stage in the second semester of 2015, with a third year class, in a State School located in the city of Porto Alegre. In this report, we will analyze experiences in the teaching stage organized in four stages: school and classroom diagnosis, construction of the teaching plan and lesson plans, reflection on the Physical Education classes taught and evaluation of the teaching and learning process, registered in field diaries. The process of teaching learning in hockey enabled students to improve their motor skills, knowledge of sports and collective work, as they felt challenged in performing competitive, playful and enjoyable activities, and there was also the possibility of learning a sport that did not Knew.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHóquei indoorpt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectHóquei na gramapt_BR
dc.subjectField and indoor hockeyen
dc.subjectAlternative sportsen
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.titleHóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001017786pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem