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dc.contributor.advisorPinheiro, Ivan Antoniopt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Marla Chachamovichpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-05T02:42:30Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156484pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo é demonstrar que o indicador de desempenho IMA-GDASS, utilizado para pagamento de gratificação aos servidores do INSS, não demonstra efetivamente o estado da gestão do órgão, pois não transmite à administração como se encontra a qualidade de atendimento aos cidadãos. Pelo contrário, a aferição do indicador afeta negativamente a qualidade da análise dos requerimentos dos cidadãos-usuários do INSS. Este trabalho se caracteriza como um estudo de caso-exploratório. Foram utilizados os métodos quantitativo-descritivo e qualitativo. Apresenta-se a evolução da gestão do órgão desde os anos 90, que culminou na criação Plano de Ação, com diversos indicadores de desempenho. As metas relacionadas ao indicador IMA-GDASS, que mede o tempo de resposta do órgão aos requerimentos dos cidadãos foram destacadas das demais para servir de parâmetro para o pagamento de gratificação de desempenho aos servidores do órgão. Foi descrita a lógica de funcionamento do indicador e como esta, aliada à necessidade dos servidores atingirem as metas estabelecidas para receber a gratificação, afetam negativamente a qualidade de análise dos requerimentos. São apresentadas séries históricas do IMA-GDASS para o período de 2009 a 2015 no Rio Grande do Sul e traçado um paralelo quanto ao número de requerimentos e indeferimentos no mesmo período. A análise de tais dados permite concluir que existe relação entre esses e a data de medição do indicador para fins remuneratórios. Por fim, são apresentadas recomendações para estudos futuros bem como sugestões de alterações nas condições de trabalho e forma de estabelecimento das metas de desempenho.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to demonstrate that the IMA-GDASS indicator used to pay bonus to INSS employees doesn’t mirror the situation of the agency’s administration. It doesn’t convey to the managers the condition under which the services are being provided to citizens. On the contrary, users’ requests are inappropriately measured by the indicator. We use a case study exploratory methodology, with descriptive-quantitative and qualitative analyses. The study shows the evolution of the agency’s management system since the 1990s, which culminated in the Action Plan and its performance indicators. IMAGDASS measures time response to citizen’s requests and its main goals were highlighted as parameters for bonus payment to the agency’s employees. The study describes the logic behind the indicator’s activity and how it combines with the employees’ need to reach goals in order to attain the bonuses on offer, distorting the analysis of the requests. Rio Grande do Sul’s IMA-GDASS historical series for 2009-2015 are presented. A parallel between the number of requests and dismissals for the same period is drawn. Data analysis shows that there is a relation between the requests and dismissals and the date of the indicator’s measurement for remuneration purpose. We suggest avenues for further investigation, changes in the work conditions and new ways for stablishing performance targets.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectManagementen
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectPerformance indicatorsen
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectIMA-GDASSen
dc.subjectNational Institute of Social Securityen
dc.titleA eficácia do indicador IMA-GDASS acerca do desempenho das Gerências Executivas do INSS : um estudo a partir da realidade do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001016068pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Administração Pública Contemporâneapt_BR


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