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dc.contributor.advisorRodrigues, Mara Cristina de Matospt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Gerson Ronaldopt_BR
dc.date.accessioned2017-03-30T13:29:36Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156455pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta pesquisa que busca, por meio da produção de autobiografias por alunos de sexto ano, possibilitar reflexões sobre trajetórias de vida, bem como desenvolver noções do trabalho do historiador, em especial o uso de fontes históricas. Para atingir este objetivo, promoveram-se encontros com os alunos nos quais se desenvolveu a caracterização das escritas de si, principalmente as autobiografias. Posteriormente o trabalho apresentou aos alunos informações sobre fontes históricas e buscou-se instrumentalizá-los para o uso de memórias, fotografias e relatos orais para a confecção de seus escritos. Autores como Gomes, Lejeune, Ricoeur, Freud, Selligmann-Silva, entre outros, foram essenciais para orientar e analisar as produções feitas. No relato destas vidas, imaginava-se o encontro de recordações traumáticas, em um número elevado, o que não se concretizou quando se iniciou a leitura das produções. A riqueza de situações apresentadas pelos trabalhos justifica o uso das autobiografias para percepção de trajetórias de vida e para o ensino de fontes históricas.pt_BR
dc.description.abstractThe present work introduces research that aims, using the production of autobiographies by students of the sixth year, to enable reflections on trajectory of lives, as well as develop notions of the work of the historian, specially the usage of historical sources. To reach this objective, meetings with the students were promoted in which the characterization of the self writings were developed, mainly the autobiographies. Then the work presented to the students information about historical sources and, aimed to give them instruments to the usage of memories, photography, and oral reports to the making of their writings. Authors such as Gomes, Lejeune, Ricoeur, Freud, Selligmann-Silva and others were essential to guide and analyze the productions that were made. In the report of these lives, it was thought to find many traumatic memories, which was not confirmed once the reading of the productions began. The richness of situations presented by the works justifies the usage of autobiographies to realize the trajectory of life and to the teaching of historical sources.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectAutobiographiesen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectFontes históricaspt_BR
dc.subjectHistorical sourcesen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectTraumatic memoryen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleProdução de autobiografias por alunos do 6º ano do ensino fundamental como forma de refletir sobre trajetórias de vida e desenvolver noções do trabalho do historiadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013082pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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