Navegação Ensino de História por Autor "Pacievitch, Caroline"
Resultados 1-6 de 6
-
Agência Histórica: uma abordagem por meio do podcast storytelling no Ensino de História
Güntzel, Alessandro Roberto Hoppe (2022) [Dissertação]Essa pesquisa teve como objetivo compreender as potencialidades da abordagem do conceito de agência histórica por meio da elaboração de um podcast storytelling com estudantes de uma escola municipal do Bairro Guajuviras, ... -
Ensino de história a partir das presenças indígenas : o caso da retomada guarani na Ponta do Arado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Pires, Cristina Turra (2020) [Dissertação]O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um portfólio sobre o caso da Retomada Guarani na Ponta do Arado. Voltado para o sétimo ano do Ensino Fundamental, busca analisar a percepção e conceitos dos estudantes ... -
Ensino de História e inclusão : um caminho para a cidadania
Santos, Eduardo Schutz dos (2021) [Dissertação]O objetivo desta dissertação é refletir sobre o Ensino de História para a formação cidadã dos alunos e das alunas a partir do paradigma da inclusão. A construção do percurso didático foi norteada pelo conceito de inclusão ... -
Para não esquecer : ensino de História e empatia histórica a partir da escrita de biografias de desaparecidos políticos da ditadura civil-militar brasileira
Nunes, Fernando de Lima (2018) [Dissertação]Pensar o ensino de História da Ditadura Civil-Militar Brasileira a partir de práticas pedagógicas de construção de biografias históricas que nos permitam perceber a empatia histórica desenvolvida pelos alunos é o objetivo ... -
Projeto Paideia : o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020)
Trindade, Rafael Gorski (2021) [Dissertação]O tema desta dissertação é sobre a Educação Política com estudantes do Ensino Fundamental em uma escola de Porto Alegre/RS. A atividade com os alunos foi desenvolvida ao longo do Projeto Paideia e da busca do lugar do ... -
Sobreviver é resistir : vida e movimento na formação dos/as professores/as de história da rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS
Santos, Rodrigo Souza dos (2020) [Dissertação]O tema desta dissertação diz respeito à formação de professores/as de História e à liberdade de ensinar. Tem como problemática analisar o significado de ser professor/a de História na Rede Municipal de Ensino de Porto ...