Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.date.accessioned2009-04-23T14:13:46Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15604pt_BR
dc.description.abstractA aprendizagem torna-se vital para gestores que atuam em ambientes organizacionais envoltos em mudanças, complexidade, paradoxos e incertezas, permeados por inovações tecnológicas e desafiados por questões éticas, políticas, ambientais e econômicas. Este estudo propõe-se compreender os processos de aprendizagem de gestores e as implicações destas transformações em suas aprendizagens, nele integrando-se a teoria da aprendizagem transformadora, que enfatiza a reflexão crítica e o pensamento autônomo para analisar estas questões. Investigam-se, pela abordagem de história de vida, processos de aprendizagem de sete gestores e suas coletividades, em macrocontextos e em contextos específicos, integrando níveis de interação, aspectos objetivos e subjetivos. Os resultados revelam a interligação entre as aprendizagens ocorridas nos âmbitos profissional, pessoal e familiar, bem como entre desenvolvimento e aprendizagem, ao longo da vida. Destacam-se as aprendizagens envolvendo mudanças de esquemas de significados e transformações de perspectivas em mudanças profundas, além do papel da intuição e da emoção nesses processos. As mudanças contemporâneas que demandam aprendizagens incluem globalização e seus reflexos no contexto brasileiro; novas tecnologias; maior participação das mulheres no mercado de trabalho; responsabilidade sócio-ambiental. A análise das entrevistas dos sujeitos pesquisados evidenciou que estas mudanças implicam novos pensamentos, atitudes e sentimentos, nas carreiras e nos arranjos familiares. Neste movimento, são relevantes aprendizagens autodirigidas, constantes reciclagens de conhecimentos e superação de expectativas para o crescimento profissional. As carências de aprendizagem centram-se na ampliação de competências sociais relacionadas às interações (na gestão de pessoas, na criação e manutenção de networks e no equilíbrio entre as suas esferas de vida); à percepção de mudanças e previsão do futuro; ao autodesenvolvimento de paciência, de tolerância, de confiança e do controle da ansiedade, entre outros aspectos pouco contemplados pela educação gerencial.pt_BR
dc.description.abstractDue to change, complexity, paradox and uncertainty in the organizational context, faced with technological innovations and with global ethical, political, environmental and socioeconomic problems, managerial learning becomes vital. The study aims to understand management learning processes and the implications of these transformations in their learning, integrating transformative learning theory, which emphasizes critical thinking and independent thought to analyze these issues. The life history approach is used to investigate processes of learning in macro contexts and in specific contexts, including levels of interaction, objective and subjective aspects of seven managers and their communities. The results show the link between learning occurring at the professional, personal and family levels as well as between development and lifelong learning. The study highlights learning process involving changes in meaning schemes and perspective transformation in deep changes, the role of intuition in complex problems and of emotion in these processes. Contemporary changes that require learning include globalization and its consequences in the Brazilian context, new technologies, the increased participation of women in the labor market and socio-environmental responsibility. These changes involve new thoughts, attitudes and feelings, in careers and family arrangements of the subjects studied. They also emphasize selfdirected learning, constant recycling of knowledge and the overcoming of expectations for professional growth. The learning needs focus on the development of social skills related to interactions (in the management of people, in the creation and maintenance of networks, and in the balance between their spheres of life); to the perception of changes and prediction of the future; to the self-development of patience, tolerance, control of anxiety and selfconfidence among other issues lacking in management education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectManagement learningen
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectContemporary transformationsen
dc.subjectGestores : Empresaspt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectTransformative learningen
dc.subjectCritical reflectionen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleTransformações contemporâneas e suas implicações nos processos de aprendizagem de gestorespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000687799pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples