Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVargas, Lilia Mariapt_BR
dc.contributor.authorBrigidi, Gabriel Mombachpt_BR
dc.date.accessioned2009-04-23T14:13:43Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15590pt_BR
dc.description.abstractTemas relacionados à criação de conhecimento e a sua gestão têm adquirido crescente menção na literatura acadêmica específica. Diferentes enfoques exploram o assunto, desde tipologias para categorizar o conhecimento, pesquisas sobre fontes de conhecimento, até atividades e habilitadores relacionados ao seu processo de criação. Nesse contexto, o foco da presente pesquisa é a criação de conhecimento em empresas start-up de alta tecnologia. Embora empresas start-up de alta tecnologia possuam relevante importância econômica e se considere o conhecimento como recurso determinante para o seu sucesso, poucas pesquisas exploram o tema. Como objetivo principal, visou-se analisar os fatores que influenciam o processo de criação de conhecimentos nesse tipo de empresa. Para se atingir o objetivo proposto, foi descrito o contexto de operação de uma start-up, foram identificadas suas fontes de conhecimento, foram descritos seus processos de conversão de conhecimentos e foram identificados os fatores habilitadores e as barreiras de sua criação de conhecimentos. O método utilizado foi o estudo de caso, realizado em uma empresa start-up de alta tecnologia do tipo born global. Para análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo temática, utilizando tanto categorias pré-definidas quanto categorias emergentes. A principal contribuição teórica desta pesquisa é a de organizar um referencial integrado para análise da criação de conhecimento em empresas start-up de alta tecnologia. A realização de um estudo de caso em uma empresa start-up de alta tecnologia, do tipo born global, também representa um novo aporte para a área. Os resultados descrevem cada tipo de fonte de conhecimento, as características dos processos de conversão e as condições habilitadoras e barreiras identificadas no estudo de caso, bem como permitem verificar a importância de cada um deles. Destaca-se ainda a identificação de novos atributos e elementos que têm influência no processo de criação de conhecimentos. Por fim, é também proposto que o contexto de uma empresa startup de fato tem influência na forma como ela cria seus conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractTopics related to the knowledge creation and its management have acquired growing importance in the specific academic literature. Approaches to this subjectmatter encompass knowledge typologies, researches about knowledge sources, and activities and enablers related to knowledge creation. In this context, this research focuses on the knowledge creation on high technology start-ups. Although high technology start-ups have relevant economic importance, and despite the fact that knowledge is considered one of the most important resources for the success of such companies, few researches explore the subject-matter. The main goal of this research is to analyze the factors influencing the knowledge creation process in high technology start-ups. Other goals include the characterization of the operation context of the start-up, the identification of relevant knowledge sources, the characterization of the knowledge conversion processes, and the enabling conditions and barriers of the knowledge creation. The method used was a case study in a high technology born global start-up. The theme-based content analysis was chosen for data analysis, using both pre-defined and emergent categories. The main theoretical contribution of this research is the organization of an integrated reference for analyzing the knowledge creation in high technology start-ups. The execution of a case study in a born global high technology start-up is also a new approach. The results allow us to verify the importance of each kind of knowledge source, the characteristics of the knowledge conversion process, and the enabling conditions and barriers to knowledge creation identified in the case study. New categories of the elements influencing the knowledge creation were also discovered. It is also proposed that the context of a start-up company influences the way it creates knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.titleCriação de conhecimento em empresas start-up de alta tecnologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000685007pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples